Sousa/PB -
Estudo

Pesquisa da CNI aponta o SESI Paraíba em 1º lugar no Brasil em redução de Absenteísmo nas empresas

O estudo teve como principal objetivo criar um indicador nacional que pudesse avaliar qualitativamente a percepção dos clientes do SESI em relação aos dias perdidos pelos trabalhadores por motivo de saúde no período de um ano

Por Redação do Reporterpb

30/06/2022 às 20:26

Imagem Pesquisa da CNI aponta o SESI Paraíba em 1º lugar no Brasil em redução de Absenteísmo nas empresas

Pesquisa da CNI aponta o SESI Paraíba em 1º lugar no Brasil em redução de Absenteísmo nas empresas ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

Uma pesquisa sobre Absenteísmo na Indústria em 2021, realizada pela Unidade de Estudos e Prospectiva – UNIEPRO/ CNI revelou que a contribuição do SESI por meio de seus serviços gera impacto positivo na redução dos afastamentos nas indústrias.

O estudo teve como principal objetivo criar um indicador nacional que pudesse avaliar qualitativamente a percepção dos clientes do SESI em relação aos dias perdidos pelos trabalhadores por motivo de saúde no período de um ano.

O afastamento profissional é motivado por vários fatores, que acabam gerando o absenteísmo, caracterizado pela ausência do trabalhador do ambiente laboral, seja por motivo de doença, acidentes, ou mesmo por fatores comportamentais, gerando assim um comprometimento da produtividade e competitividade nas empresas.

No ano passado, o SESI Paraíba alcançou uma pontuação de 54,6 no levantamento realizado pela CNI, ficando acima do ponto de corte do indicador, que foi 50,1. Com isso o estado ficou em primeiro lugar entre todos os pesquisados. O resultado denota que as ações do SESI PB estão fazendo a diferença para o empresariado paraibano, promovendo ambientes saudáveis e seguros para os trabalhadores.

Entre os serviços oferecidos pelo SESI para as empresas que colaboraram para o alcance do resultado na pesquisa, estão as ações do SESI Viva+. Entre as indústrias que são atendidas, a redução do número de dias perdidos foi significativa, 16,7% das empresas informaram ter reduzido ou reduzido muito esse indicador.

E mais de 32% dos empresários que participaram da pesquisa disseram que o nível de consciência sobre saúde ocupacional e medidas de controle, prevenção e segurança no ambiente de trabalho aumentou depois da atuação do SESI.

E 49,6% dos dirigentes de empresas disseram que a Campanha de Vacinação contra a Gripe, realizada anualmente pelo SESI nas indústrias reduziram os afastamentos.

No período de julho a novembro deste ano, será realizada uma nova pesquisa, que terá novamente a participação do SESI Paraíba, que mantém o apoio as indústrias para reduzir os índices de absenteísmo, que apesar de não acabar, pode ser mantido em percentuais aceitáveis, por meio da promoção de ambientes seguros e saudáveis.

Informações adicionais sobre o Programa SESI Viva +, e as ações na área de Promoção de Saúde podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101- 5388.

Fonte: Ascom

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.