Sousa/PB -
Evento

FIEP realiza Diálogo Empresarial em comemoração ao mês da indústria

O evento realizado nesta quinta-feira, 19, reuniu autoridades políticas e empresariais do estado para falar sobre a agenda do desenvolvimento econômico.

Por Redação do Reporterpb

20/05/2022 às 16:19

Ads 970x250
Imagem Presidente da FIEP, Buega Gadelha

Presidente da FIEP, Buega Gadelha ‧ Foto: Ascom

Tamanho da fonte

No próximo dia 25 de maio, é comemorado o Dia da Indústria, em homenagem ao setor que é um dos responsáveis pelo desenvolvimento econômico do país. Nesse contexto, em comemoração a esse importante mês, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEP, realizou, nesta quinta-feira, 19, o Diálogo Empresarial, direcionado para a classe empresarial e política do estado. 

Durante sua fala, o presidente da FIEP, Buega Gadelha, destacou o papel da federação enquanto entidade sindical e no apoio da instituição para conquistas do estado da paraíba, como a recente outorga para a duplicação do trecho Campina Grande-Praça do Meio do Mundo, da BR-230. 

“Já no final do ano passado a gente lutava muito pela duplicação da rodovia Campina-Praça do Meio do Mundo, que agora já estão para emanar a Ordem de Serviço de tal forma que, em pouco tempo, nós já teremos a duplicação realizada. Foi uma junção da Câmara de Vereadores de Campina Grande com a Federação das Indústrias, nós combinamos de travarmos uma luta forte para conseguirmos esse ano essa duplicação. Então, a industrialização está recomeçando no país com novas indústrias que estão aqui se estabelecendo e aumentando, e a gente fica muito feliz”, destacou Buega Gadelha, presidente da Federação.

“A indústria é o motor da economia. É quem mais emprega, é quem mais arrecada para o estado, e é, afinal de contas, quem faz o desenvolvimento de qualquer país do mundo. Dizem sempre, ‘não existe país forte sem indústria forte’ e nós aqui na Paraíba temos feito todo o esforço para novas indústrias se instalarem neste momento. Então, a todos os presidentes de sindicatos, a todos os diretores desta casa, a todos os empresários, a nossa celebração. Até o dia da indústria nós estaremos comemorando e reativando o sentimento de produzir, de agregar valor. Eu quero dar o máximo que eu puder para deixar a Paraíba com a vocação que ela tem para sempre atingir os verdadeiros caminhos da sua destinação. Nós haveremos de crescer muito mais esse ano e virar a chave da indústria nacional”, Buega Gadelha, presidente da FIEP.

Na ocasião, o gerente executivo de Economia, Políticas Fiscais e Tributárias da Confederação Nacional das Indústrias - CNI, Mário Sérgio Carraro, abriu o diálogo falando sobre o cenário industrial e o seu papel no desenvolvimento econômico do país, e reiterou a importância da indústria nesse sentido. Ele comentou, ainda, o papel da FIEP na promoção de diálogos com representantes do setor produtivo para discutir sobre a agenda do desenvolvimento. 

“Esse é um momento muito importante da Federação das Indústrias da Paraíba, em mostrar a agenda que está defendendo em conjunto com a CNI e também mostrar a relevância do setor industrial dentro e do processo de crescimento da economia. Não existe crescimento isolado de um setor em detrimento de outro. A economia tem que crescer de uma forma conjunta e a agenda da indústria vai muito nessa linha de melhorar o Brasil de forma estrutural para que todos os setores possam crescer. Então a FIEP, trazendo essa discussão para a sociedade aqui da Paraíba, é muito importante, não só pro estado, mas para construir um pensamento nacional em torno dessa política de crescimento e desenvolvimento econômico", explicou Mário Sérgio. 

Lucas Ribeiro, vice-prefeito de Campina Grande, e que na ocasião representou a Prefeitura Municipal, destacou o fato da cidade ser a única interiorana a sediar uma federação de indústrias, o que não acontece em outros estados. Para ele a FIEP “representa desenvolvimento, porque cria uma movimentação da indústria, dos industriais e essa força está presente em Campina Grande. Eu registro o legado que Buega Gadelha está deixando para o estado da Paraíba. Não é porque a FIEP está aqui, que só existe Campina Grande. Pelo contrário, vivemos das ações da Federação pelo Estado, é um trabalho belíssimo. É importante estar ao lado dos industriais apoiando e trabalhando com pesquisas, com desenvolvimento de novas tecnologias e novas formas de produzir. E é o que a FIEP tem feito de maneira majestosa durante esse período todo de sua existência”, comentou Lucas Ribeiro. 

O vice-presidente executivo da FIEP e atual secretário municipal de Planejamento de João Pessoa, José William Montenegro Leal, enalteceu a atuação da Federação das Indústrias no contexto crescimento industrial do estado. “A indústria sempre teve uma posição de vanguarda na Paraíba, é a grande fomentadora do desenvolvimento e da geração de emprego e renda. Esse papel a FIEP vem desempenhando ultimamente para que a gente possa continuar na ponta como sendo exatamente aqueles que mais fomentam o desenvolvimento sustentável, coordenado e organizado aqui na Paraíba. Eventos como esse, são de suma importância para que a gente possa integrar o industrial e mostrar à sociedade o papel que a indústria tem na Paraíba e no Brasil”, disse José William.  “Eu tenho certeza que a FIEP vai continuar capitaneando esse movimento que já está consolidado de retomada da economia e que agora a gente precisa fazer com que ele cresça cada vez mais”, considerou ele. 

O vice-presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo, esteve no evento representando o senado e salientou que a participação da FIEP é essencial para o desenvolvimento do estado. “É fundamental, porque dificilmente você encontrará algum fato histórico de interesse da Paraíba que não tenha a participação decisiva da Federação das Indústrias do nosso estado. A história da Paraíba tem vários capítulos contados com a participação decisiva da FIEP. É por isso que nesse instante comemorativo, organizado pelo presidente Buega Gadelha, também nos dá, aos agentes políticos que têm a delicada missão de representar a nossa população junto aos segmentos da sociedade civil e que tratam especificamente sobre a contribuição ao desenvolvimento econômico, o espaço para falar da retomada de uma agenda tão importante”, disse o senador.

Durante a cerimônia, o presidente da FIEP recebeu, dos vereadores Marinaldo Cardoso e Sargento Neto, uma Moção de Aplausos direcionada pela Câmara dos Vereadores de Campina Grande em reconhecimento ao trabalho realizado pelo presidente e pela instituição no estado da Paraíba. 

“A FIEP tem importância fundamental pelo trabalho que ela exerce, pelo incentivo que ela dá indústria e nessa data comemorativa todos os vereadores, os vinte e três vereadores que representam  a sociedade campinense fizeram com que nós pudéssemos apresentar uma moção de aplauso, que é o reconhecimento, o incentivo a valorização de Buega Gadelha com o trabalho que ele exerce em nossa amada Rainha da Borborema e em toda Paraíba. E a gente quer que esse trabalho realizado pela FIEP, através do seu presidente, continue sendo fortalecido e reconhecido, e que os jovens que são formados através das parcerias possam continuar melhorando e chegando uma mão de obra qualificada também. Essa é uma forma que nós podemos dizer que Campina Grande abraça e recebe de braços abertos tudo aquilo que é investido em nossa cidade através da FIEP”, afirmou o vereador Sargento Neto, autor da propositura. 

Fonte: Ascom

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.