Sousa/PB -
cearte

Cearte-PB oferta 1684 vagas com retorno dos cursos presenciais e inscrição gratuita

Devido à pandemia da Covid-19, desde 2020 todas as ações do Cearte-PB foram realizadas de forma remota, com lives para realização de projetos como Sarau Poético e Cearte em Casa e minicursos

Da Redação Repórter PB

25/01/2022 às 11:04

Ads 970x250
Imagem

Tamanho da fonte

O Centro Estadual de Arte da Paraíba (Cearte-PB) está com matrículas abertas até o dia 13 de fevereiro para cursos nas áreas de Música, Audiovisual, Artes Visuais, Dança, Teatro e Literatura. Ao todo, estão sendo ofertadas 1684 vagas distribuídas em 75 cursos e com formação de até 231 turmas. A grande novidade é que a Escola retorna em 2022 às atividades presencias, depois de mais de um ano meio funcionando somente nas modalidades de ensino EAD e On-line; também sem a cobrança da taxa de matrícula paga por semestre, fazendo com que todas as ações do Centro sejam ofertadas de forma gratuita. No site oficial,ceartepb.com/matriculas, as pessoas interessadas podem conferir detalhes sobre cada curso e escolher com qual mais se identificam.


Devido à pandemia da Covid-19, desde 2020 todas as ações do Cearte-PB foram realizadas de forma remota, com lives para realização de projetos como Sarau Poético e Cearte em Casa e minicursos EAD e on-line ofertados nas seis áreas artísticas contempladas pelo Centro. Esse ano retorna o modelo de cursos livres semestrais, com nova oferta de vagas duas vezes ao ano.
Além do retorno das aulas presenciais, também serão ofertados cursos 100% on-line e híbridos (com 50% das atividades EAD e 50% presenciais), atendendo a uma nova demanda identificada com a experiência do ensino à distância.


“Depois de quase 2 anos atuando de forma remota, o Cearte-PB volta com os cursos e atividades presenciais, adotando todos os protocolos de segurança sanitária e exigindo comprovante de vacinação. Além disso, com a experiência adquirida nos minicursos EAD e observando uma demanda para atividades nesse modelo, também ofertamos cursos 100% on-line e híbridos, com metade das ações remotas e metade presencial. A ‘cereja do bolo’ é a gratuidade das inscrições, tornando nossa oferta de cursos mais inclusiva e democrática! Acho que tudo isso demonstra a evolução do trabalho do Cearte-PB e o comprometimento da equipe em ofertar um ensino da arte de excelência e em sintonia com os novos tempos”, destacou Thayroni Arruda, Coordenador de Projetos do Cearte-PB.


Formato dos cursos - Os cursos ofertados nesse primeiro semestre de 2022 seguem três formas, podendo ser presencial, on-line ou híbrido (50% presencial e 50% on-line). Deste modo, é contemplado tanto quem deseja fazer o curso de forma 100% presencial, quanto quem quer permanecer de modo remoto ou a pessoa que deseja a experiência híbrida, com metade das aulas do modelo presencial e outra no ensino à distância (EAD).


Cursos ofertados - Entre os cursos disponíveis, destaque para propostas como Roteiro Cinematográfico (presencial) e Análise Crítica Cinematográfica (híbrido), na área de Audiovisual; Desenho de Observação(presencial); Escrita fotográfica: projeto, ensaio e narrativa (online) e Iniciação a Fotografia (híbrido), em Artes Visuais; Dança Clássica Infantil (presencial), Dança Contemporânea (presencial) e Dança de Salão(presencial), no campo da Dança; Musicalização Infantil (presencial), Iniciação ao Teclado (on-line) e Violão Popular (presencial), na Música; Teatro para Crianças (híbrido), Teatro para atores e não-atores (híbrido) eMontagem Teatral através do Cordel (presencial), em Teatro; Escrita Criativa - Poesia e Prosa (online) e Clube de Leitura: Lendo Mulheres (on-line), na área de Literatura.


Para conferir todos os cursos disponíveis e maiores informações sobre eles, basta acessar a seção do site do Cearte-PB dedicada às matrículas, onde se pode conferir o resumo de cada curso, formato, dia e horário, faixa etária e número de vagas: ceartepb.com/matriculas.


Gratuidade - Um grande incremento às ações do Cearte-PB em 2022 foi a abolição da taxa de inscrição, que era paga por semestre, e o estabelecimento dá gratuidade para acessar qualquer um dos cursos ofertados. A partir de uma demanda da Secretaria Estadual de Educação, a escola de artes conseguiu tornar seu acesso mais inclusivo, ampliando as possibilidades de ingresso de estudantes.


“Tornar gratuitas as inscrições para os cursos do Cearte-PB era uma meta antiga nossa. Depois de conversar e negociar com a Secretaria de Educação conseguimos adotar essa política da gratuidade e tenho certeza que ela vai ampliar muito o acesso do público em geral aos serviços e ações da nossa escola”, destacou Thayroni Arruda.

Matrículas e reserva de vagas - As matrículas nos cursos acontecem de forma on-line e presencial. Podem se inscrever pessoas de todas as faixas etárias, desde bebês recém-nascidos até idosos, observando o perfil definido para cada curso. Com a nova política de gratuidade nas inscrições, haverá 60% de reserva de vagas para três segmentos: beneficiários do programa Bolsa Família/Auxílio Brasil, pessoas com deficiência e alunos de escola pública (estadual, municipal e federal).

Matrícula On-line


Para se matricular pela internet é necessário clicar nesse link:

ceartepb.com/matriculas

Matrícula Presencial

Para realizar a matrícula de forma presencial, a pessoa interessada deve se dirigir à sede do Cearte-PB, no endereço: Grupo Escolar Thomaz Mindello – Praça Aristides Lobo, nº 129, Centro, João Pessoa-PB.

Chegando lá, o uso de máscara é obrigatório e a pessoa deve apresentar Cartão de Vacina contra Covid-19 para ingressar na escola. As matrículas presenciais vão acontecer de segunda a quinta, das 08h30 às 11h30 no turno da manhã e das 13h às 16h pela tarde. Serão distribuídas 50 fichas por turno.


Para se matricular é necessário levar os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de endereço, carteira de vacinação (Covid-19), todos na versão original, não será preciso deixar cópia de nenhum documento.

Documentação para inscrição na reserva de vagas:

Para se inscrever na reserva de vagas, a pessoa deve apresentar a seguinte documentação comprobatória:

a) Aluno/a de Escola Pública Estadual, Municipal ou Federal - Declaração Atualizada da Escola;
b) Bolsa Família/Auxílio Brasil (isenção) - Cartão e extrato da conta com o último mês recebido;
c) Pessoa com Deficiência (isenção) - Carteira ou Declaração da Funad.

No caso de matrícula on-line, é só anexar um desses documentos junto com os demais (CPF, RG, Carteira de Vacina contra o Covid-19 e comprovante de residência).

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.