Sousa/PB -
Premiação

Prêmio SEBRAE de Educação Empreendedora: SENAI PB conquista as três primeiras colocações da categoria Ensino Técnico Profissional

Com a conquista do 1º lugar, na categoria Ensino Técnico Profissional, o SENAI da Paraíba vai concorrer na etapa nacional do Prêmio SEBRAE de Educação Empreendedora, que acontecerá no início de 2022.

Da Redação Repórter PB

25/11/2021 às 16:06

Tamanho da fonte

A atuação do SENAI na educação profissional tem promovido transformações importantes na vida de milhares de paraibanos. Além de conquistar uma profissão e colaborar para o desenvolvimento da indústria e economia do estado, os egressos adquirem uma renda quando através dos micro e pequenos negócios que são gerados se tornam empreendedores.


E o reconhecimento dessa atuação do SENAI voltada para a profissionalização, e que contribui para o fortalecimento do empreendedorismo, foi confirmada na noite desta terça-feira, 23/11, durante a solenidade de entrega do Prêmio SEBRAE de Educação Empreendedora, que aconteceu no Centro de Convenções do Garden Hotel, em Campina Grande.

O SENAI da Paraíba foi à instituição mais premiada na categoria Ensino Técnico Profissional, recebendo ouro, prata e bronze com três projetos. O primeiro lugar foi o projeto "As versões do fuxico", desenvolvido por alunos do curso de Assistente Administrativo e Costureiro, do Centro de Formação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho, em João Pessoa. O projeto surgiu da necessidade de reduzir os resíduos de tecidos dentro de uma produção de vestuário. Usando da criatividade os alunos confeccionaram acessórios femininos utilizando quase 100% de um material reutilizado.

Já o segundo lugar foi conquistado com o projeto SENAI LAB PARAÍBA - A prática “Mão na Massa" de ensinar. O SENAI LAB consiste num ambiente de aprendizagem, onde a comunidade estudantil recebe o apoio de uma equipe multidisciplinar para o desenvolvimento de trabalhos colaborativos invenções, processos e negócios inovadores.

A terceira colocação ficou com o projeto “Trilha Empreendedora na Educação Tecnológica Profissional”, do Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado Albano Franco, localizado em Campina Grande. Nesse projeto, os alunos escolhem uma demanda da indústria com vários desafios para serem solucionados. Em cada fase percorrida da “Trilha Empreendedora” o aluno se depara com experiências reais de empreendedores e seus principais desafios.

Com a conquista do 1º lugar, na categoria Ensino Técnico Profissional, o SENAI da Paraíba vai concorrer na etapa nacional do Prêmio SEBRAE de Educação Empreendedora, que acontecerá no início de 2022.

“O SENAI PB tem um papel importante no dinamismo do setor produtivo, formar bons profissionais para atender as necessidades da indústria paraibana é nosso compromisso. Estamos na contagem regressiva para os 80 anos desta instituição que já formou mais de 80 milhões de profissionais e que atualmente é o maior complexo de educação profissional da América Latina, portanto, para nós uma grande alegria receber essa premiação, pois isso demonstra nosso compromisso com a educação de qualidade e inovadora que executamos”, afirmou Euler Sales, diretor Regional do SENAI PB.

“Envolvemos todas as escolas do SENAI na Paraíba nesse prêmio, submetemos seis projetos e alcançamos um resultado inédito, conquistando os três primeiros lugares. Isso demonstra que estamos no caminho certo, colaborando com a sustentabilidade da indústria e a transformação da sociedade, dando aos nossos alunos as melhores e maiores possibilidades de independência”, ressaltou Janildo Sales, gerente Executivo de Educação Profissional e Tecnologia do SENAI PB.

De acordo com Janildo a premiação reforça o compromisso do SENAI em oferecer uma formação mais abrangente para o alunado. “Esse prêmio nos deixa muito feliz, porque é o resultado de um trabalho, de muita união, focado no resultado, onde o SENAI além de fazer a formação técnica profissional também está implementando atividades e ações relacionadas ao empreendedorismo. Sabemos que para que o aluno do SENAI tenha êxito no mercado de trabalho é indispensável que além da formação técnica, ele tenha conhecimentos relacionados à gestão”, ponderou.

Os projetos vencedores na etapa nacional ganharão uma bolsa para o MBA em Educação Empreendedora 5.0, da Escola Superior de Empreendedorismo (com duração de 360 horas), o direito de participar de uma missão técnica nacional totalmente custeada pelo Sebrae, além de terem suas práticas divulgadas nacionalmente.

O Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora tem objetivo de desenvolver a educação empreendedora no ambiente escolar brasileiro, reconhecendo boas práticas de profissionais de educação dos ensinos fundamental, médio, superior e técnico de todo o país, disseminando as boas práticas.

Informações adicionais podem ser obtidas no site: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ac/artigos/premio-educacao-empreendedora,1b894a724f21c710VgnVCM100000d701210aRCRD

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.