Sousa/PB -
Fenômeno

Eclipse parcial da Lua poderá ser observado nesta madrugada

Sombra da Terra encobrirá cerca de 97% da Lua, em fenômeno também chamado de eclipse de microlua.

Da Redação Repórter PB

18/11/2021 às 14:51

Tamanho da fonte

Um eclipse parcial da Lua poderá ser observado na madrugada desta sexta-feira (19). O fenômeno também é chamado de eclipse de microlua, pois ocorre quando o satélite está no ponto mais afastado da órbita ao redor da Terra.


“Isso acontece porque o caminho que a Lua percorre no entorno da Terra é uma elipse, ou seja, uma circunferência levemente achatada. Como ela está mais longe da Terra que a Lua cheia média, acaba ficando aparentemente menor, cerca de 7%’’, explica o professor do Instituto Federal de Santa Catarina e doutor em Física, Marcelo Schappo.

O especialista destaca que a Lua poderá ser vista em tom levemente avermelhado ou alaranjado. Segundo ele, isso ocorre “porque a luz do Sol interage com a atmosfera terrestre e é desviada para dentro da sombra do nosso planeta, atingindo a Lua. Porém, no processo de interação com a atmosfera, as colorações avermelhadas da luz do Sol passam com maior intensidade’’.

O eclipse poderá ser observado totalmente na América do Norte e em alguns países da América do Sul. No Brasil, o início do fenômeno está previsto para às 4h20 (horário de Brasília), com máxima às 6h.

Segundo o presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), Marcelo Zurita, a visualização na Paraíba será possível por apenas alguns minutos, devido ao fato de o sol nascer muito cedo no estado.

“Para observar este eclipse, será preciso acordar cedo, procurar um local com boa visibilidade para o horizonte oeste e torcer para o tempo não atrapalhar. Ele poderá ser visto a olho nu, mas uma visualização por telescópio ou binóculo pode melhorar a experiência”, orienta Zurita.

Embora os eclipses lunares – alinhamento do Sol, Terra e Lua – sejam considerados raros, nesse caso a sombra da Terra encobrirá cerca de 97% da Lua, por isso é considerada parcial e é um pouco mais frequente do que quando há a cobertura total do satélite.

Após o evento lunar desta sexta-feira (19), o próximo eclipse com boa visibilidade aqui no Brasil será uma total em maio de 2022.

Neste ano, ainda há previsão de chuva de meteoros Geminídeas, em dezembro. O ápice da visualização dos meteoros no céu noturno será na madrugada do dia 14 de dezembro.

Com Agência Brasil

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.