Sousa/PB -
Solenidade

Representante da FIEP participa de lançamento do Plano Estadual de Fortalecimento da Agropecuária da PB

O Plano Estadual de Fortalecimento e Desenvolvimento dos APLs da agropecuária da Paraíba, foi estruturado com a participação de nove segmentos da Agricultura e Pecuária

Da Redação Repórter PB

23/09/2021 às 20:46

Imagem

Tamanho da fonte

A Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP reconhecida por apoiar projetos voltados para o desenvolvimento econômico e social do estado, esteve representada nesta quarta-feira, 22/09, no evento de lançamento do Plano Estadual de Fortalecimento e Desenvolvimento dos APLs da agropecuária da Paraíba - PLANES, realizado na sede do Instituto Nacional do Semiárido – INSA, em Campina Grande.


A assessora especial do Centro Integrado de Apoio a Gestão da FIEP,  Gricélia Pinheiro, acompanhou o lançamento, que reuniu atores econômicos, políticos e da comunidade científica atuantes nos principais segmentos produtivos da agropecuária da Paraíba.

“Vimos aqui hoje que os desafios são grandes, são nove Arranjos Produtivos Locais - APL´s que têm características parecidas, com as mesmas dificuldades, e oportunidades, que buscaram o apoio de instituições privadas e do poder público, em busca de construir um plano comum que os ajudassem, e isso tudo aqui é articulação.  Hoje, nós temos um plano que ajudará, porque na maioria das vezes nós temos toda uma infraestrutura montada nas Universidades, no SESI, no SENAI, na FIEP, no Sistema S, e as vezes não sabemos como usar. Formação, não se faz com a estruturação de um curso, formação necessária para a estruturação de um Arranjo Produtivo vai além de um certificado, nós falamos aqui em Tecnologia e Inovação, que é uma realidade no campo”, ressaltou Gricélia Pinheiro.

A representante do Centro Integrado de Apoio a Gestão da FIEP, lembrou a importância da articulação entre as instituições e atores do setor produtivo, para colocar o plano em execução.

“Se nós falamos em tecnologia, vocês usando as máquinas nas propriedades de vocês, nós temos que ter a consciência de que para manter essa tecnologia e chegar na inovação, é preciso ter os atores certos para fazer isso. Vocês sabem como utilizar por exemplo, o SENAI que é mantido pela indústria, mas que atende vocês? Vocês sabem que temos unidade do SENAI espalhados em Caaporã, João Pessoa, Campina Grande e Sousa?”

Atualmente o SENAI possui três institutos tecnológicos, um deles em João Pessoa, que atende o setor têxtil e de confecções, e tem ainda o Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado em Campina Grande.   “Imaginem vocês, que as peles de cabras, da caprinovinocultura que abordamos aqui no evento, já poderiam estar sendo beneficiadas no estado, e que nós temos tecnologia para isso, porque aqui em Campina Grande, o SENAI possui o Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado, que poderia já está transferindo essa tecnologia para esse segmento de caprinovinocultura, e lá em João Pessoa, no Instituto SENAI já poderíamos fazer a confecção com a película de cabra da Paraíba.  E é exatamente essa visão macro, que o PLANES traz, ele nos instiga a essa reflexão, nos mostra que temos oportunidades”, afirmou.

Gricélia Pinheiro reforçou que a partir do lançamento do Plano, os representantes dos Arranjos Produtivos Locais ligados a Agricultura e Pecuária terão a real percepção de como deverão agir para conquistar o tão desejado processo de desenvolvimento. “A partir do Plano vocês já saberão como interagir com a FIEP, e entender o que o SESI e SENAI por exemplo, e as demais instituições presentes aqui oferecem de tecnologia para trazer inovação para o setor de vocês,  e isso ajudará, por exemplo,  a Federação da Agricultura a eliminar algumas etapas, a não ter que recriar ou reinventar uma tecnologia nova, se já existe uma disponível, e que pode ser utilizada através de um termo de cooperação, e isso só se alcança com a articulação entre parceiros que podem colaborar para o processo de fortalecimento”, finalizou Gricélia Pinheiro.  

O Plano Estadual de Fortalecimento e Desenvolvimento dos APLs da agropecuária da Paraíba, foi estruturado com a participação de nove segmentos da Agricultura e Pecuária, entre eles, a  abacaxicultura, apicultura, aquicultura, avicultura, bovinocultura de leite e de corte, mandiocultura, olericultura e ovinocaprinocultura de leite e corte.



Por Assessoria de Comunicação

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.