Sousa/PB -
ubam

UBAM viabilizará recursos financeiros por compensação ambiental para 100 Municípios

Segundo o presidente nacional da UBAM, o executivo Leonardo Santana, muitos mecanismos, metas e acordos foram implementados para o desenvolvimento sustentável

Da Redação Repórter PB

29/05/2021 às 17:27

Imagem

Tamanho da fonte

A União Brasileira de Apoio aos Municípios (UBAM) lançou hoje o Programa Compensação Ambiental dos Municípios, ferramenta que viabilizará repasses financeiros para uma grande parte dos Municípios que compõem as regiões Norte e Centro-Oeste do país, os quais possuem imensa riqueza ambiental, o que muito tem contribuído para fazer frente ao aquecimento global causado pela emissão de poluentes, principalmente por países da Ásia, Europa e América do Norte.


Segundo o presidente nacional da UBAM, o executivo Leonardo Santana, muitos mecanismos, metas e acordos foram implementados para o desenvolvimento sustentável, surgindo assim o Crédito de Carbono, em 1997 com a assinatura do Protocolo de Kyoto.


“As maiores nações do mundo têm se preocupado em discutir constantemente as questões climáticas, desde eventos como a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima realizada em 1992, a Eco 92, da qual participei, no Rio de Janeiro, estabelecendo diretrizes capazes de atenuar a emissão de gases poluentes na nossa atmosfera, que tem gerado uma terrível consequência para o clima na terra. ”


Conforme o presidente, o Protocolo de Kyoto só foi ratificado em 2005, recomeçando aí uma mecânica mais acertada acerca de diretrizes a serem traçadas entre quem polui e quem mantém e conserva reservas ambientais capazes de fazer frente a toneladas de carbono depositada pelos países industrializados,


“Já temos leis brasileiras que definem compensação a atividades de produção com preservação de florestas, e dedicação a fauna e flora, porém esses recursos não chegaram aos Municípios. Muitos deles possuem mais de 90% de sua área total só de mata intocada, sem receber um só Dólar ou Euro do Mercado Internacional de Carbono. Por isso a UBAM vai em busca desse direito. ”


 “Os Municípios deverão receber Bilhões de Dólares por compensação ambiental que tem livrado o planeta de um desastre maior, causado pela degradação e pela ganância dos países ricos. E um crédito de carbono representa a não emissão de uma tonelada de carbono na atmosfera. Isso, com certeza é o que mais os Municípios têm proporcionado. ”  Finalizou o presidente da UBAM.


A Entidade Municipalista fará a certificação de "MUNICÍPIO VERDE" para os que serão contemplados com os recursos internacionais compensatórios. 


Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.