Sousa/PB -
Rastros da Pandemia

Psicóloga do Sesi aborda sobre a dificuldade das pessoas em usar máscara, em palestra do abril verde

A psicóloga falou ainda sobre a influência da ressonância afetiva, que é o impulso do ser humano de tentar agir de acordo com os seus sentimentos, em relação ao não uso da máscara

Da Redação Repórter PB

21/04/2021 às 20:31

Tamanho da fonte

Num momento em que a Máscara se tornou um equipamento de proteção individual, indispensável para a população, que busca se proteger da contaminação do novo coronavírus, o SESI da Paraíba realizou nesta terça-feira, 20/04, uma palestra online sobre o tema “Por que temos dificuldades em usar máscaras”?


A programação realizada dentro da programação do Abril Verde, contou com a participação da psicóloga do SESI, Wênia Torres, e mediação da médica do trabalho da instituição, Mônica Castro.

Na ocasião, Wênia que tem 16 anos de atuação profissional na área de psicologia e é especialista em Terapia Cognitva Comportamental e em Saúde Mental explicou porque algumas pessoas sentem dificuldade para usar a máscara, tão necessária nos dias atuais.

“Quando tratamos de comportamentos, existe um padrão, que chamamos de modulação comportamental voltada a esse processo de negação, por não acreditar que existam tantas mortes, ou por achar que esse vírus pode ter surgido de outros fatores, que não seja tão agressivo, ou por não ter ninguém na família ou próximo que esteja sofrendo por conta da covid-19, algumas pessoas acabam criando um negacionismo, ou seja, são seres humanos blindados de qualquer enfermidade, com altíssimo nível de imunidade, tanto de fatores biológicos, como psicológicos e sociais, porque não acreditam que a pessoa que está ao lado pode transmitir a doença, ou seja, são aquelas pessoas que se autoenganam”, disse Wênia.

Não se trata de indivíduos, mas sim de um país, de um mundo vivendo onde os seres humanos ao mesmo tempo que se apavoram, por ver a realidade muito próxima, outros vivem numa bolha, da negação, e achando que não há riscos contra ele, disse a psicóloga.

E esse perfil de pessoas está nas empresas, em nossas famílias, em diversos ambientes. E com esse comportamento acabam gerando estresses e outros problemas, porque normalmente possuem baixo nível de empatia, de perceber, compartilhar e inferir pensamentos e emoções de outras pessoas, ou seja, apresentam níveis altos de insensibilidade e comportamento de risco, reforçou Wênia Torres.

A psicóloga falou ainda sobre a influência da ressonância afetiva, que é o impulso do ser humano de tentar agir de acordo com os seus sentimentos, em relação ao não uso da máscara.

“Quando a minha capacidade afetiva de se relacionar com o outro, é baixa, meu tônus que é a sustentação da minha afetividade não é tão alta, então influencia no comportamento de forma que a pessoa passa a entender que não precisa do próximo. Hoje percebemos que as pessoas estão cada vez mais tecnológicas e menos afetivas, e esse fator contribui para encontremos com mais intensidade, pessoas que não enxergam o próximo”.

E de acordo com a especialista, o comportamento humano tem impactado diretamente as rotinas nas empresas. A palestra completa pode ser acessada no link: https://www.youtube.com/watch?v=zBmF__B_sp4  

A programação do Abril Verde, terá continuidade no próximo dia 22, às 20h, com um webinário que reunirá o engenheiro de Saúde e Segurança do Trabalho do SESI, Felix Santos, a médica do trabalho, Mônica Castro e o supervisor de Promoção da Saúde da instituição, Fernando Melo, que abordarão sobre “Protocolo SESI - Gestão Segura e Saudável das Atividades Produtivas em Tempos de COVID-19 nas Empresas”, o bate-papo será mediado pela jornalista, Sueli de Sá.

No dia 28, está programada outra palestra virtual sobre “Ergonomia, conceito e aplicação prática”, com participação de Rafaelle Martins, fisioterapeuta e ergonomista do SESI, com mediação de Lélis Trindade, engenheiro de Saúde e Segurança do Trabalho e ergonomista da instituição.

E no dia 29, encerrando a programação, acontecerá mais um webinário, dessa vez sobre o tema “O papel das empresas e dos trabalhadores na prevenção de doenças ocupacionais neste novo cenário”, com a participação de Ana Mércia Fernandes, engenheira de Saúde e Segurança do Trabalho e Auditora Fiscal do Trabalho; Gustavo Nicolai, médico do trabalho e Grinete Melo, gerente executiva de Saúde e Segurança na Indústria do SESI, também com mediação de Sueli de Sá. Toda a programação será transmitida ao vivo nas redes sociais do SESI Paraíba, e no Canal do YouTube da Instituição (https://cutt.ly/nxYmTsP)


Assessoria de Comunicação

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.