Sousa/PB -
Estudantes

Alunos da escola Sesi são selecionados em programa de bolsas de iniciação científica do CNPQ

A Bolsa ICJ do CNPq, é destinada a estudantes regularmente matriculados no ensino médio e Universidades

Da Redação Repórter PB

19/04/2021 às 20:37

Imagem

Tamanho da fonte

Os estudantes, Victor de Oliveira Gadelha, Carlos Daniel da Silva Nogueira, Isabelly Vitória Sousa Rocha, Maria Eduarda Nunes dos Santos e Eloísa Pereira Torres, orientados pelo Professor Eduardo Adelino Ferreira foram selecionados pelo CNPq durante a 19ª edição da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia – FEBRACE, onde foram premiados com o 3º lugar, no prêmio por um mundo sem lixo, e também com o Projeto Destaque unidades da federação – Paraíba.


Os estudantes que participam do projeto de Laboratório de Iniciação Científica – LIC do SESI Paraíba, receberão bolsas durante um ano, cada um deles, no valor de R$ 100,00 mensais para aprimorarem o desenvolvimento de projetos científicos.

A modalidade de bolsa que será ofertada aos alunos do SESI é voltada para despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino fundamental, médio e profissional, mediante participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado, em instituições de ensino superior ou institutos e centros de pesquisas.

“Esta oportunidade significa algo para além do valor financeiro que esses alunos receberão. Os aprendizados diários de conviver de perto com a rotina de um grupo de pesquisa, as trocas e as discussões com o professor e com outros participantes do grupo contribuem para o desenvolvimento de um olhar mais crítico, e para um aprofundamento nas discussões sobre determinado tema da área de pesquisa deles. Além disso eles poderão publicar artigos em periódicos científicos, ou seja, a bolsa é praticamente a porta de entrada para o mundo acadêmico”, comentou o professor/orientador, Eduardo Adelino Ferreira.

Bolsas de Iniciação Científica Júnior

A Bolsa ICJ do CNPq, é destinada a estudantes regularmente matriculados no ensino médio e Universidades. Durante a vigência, eles precisam ter um orientador, além de um projeto de pesquisa para o período de recebimento da bolsa, e possuir frequência igual ou superior a 80% (oitenta por cento) na escola e apresentar bom histórico escolar.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq é uma entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para incentivo à pesquisa no Brasil. Na busca de novos pesquisadores brasileiros qualificados, o CNPq oferta bolsas de estudos em instituições educacionais nacionais e internacionais, desta forma contribuindo com o desenvolvimento científico e tecnológico do país.


Assessoria de Comunicação

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.