Sousa/PB -
Qualificação

Socioeducandos do Lar do Garoto concluem curso do projeto Jovem Aprendiz no Sistema Socioeducativo

O encerramento do curso aconteceu no dia 23 de março de 2021 e contou com a presença de todos os parceiros

Da Redação Repórter PB

16/04/2021 às 18:59

Imagem

Tamanho da fonte

Dezenove socioeducandos do Lar do Garoto, unidade da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), possuem agora uma qualificação profissional e estão aptos ao mercado de trabalho formal. Eles fizeram parte da turma pioneira do programa Jovem Aprendiz no Sistema Socioeducativo na Paraíba e receberam certificado de conclusão do curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos, bem como seus alvarás de liberdade.


A conquista é resultado de convênio assinado, em dezembro de 2019, entre o Governo do Estado (por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e da Fundac), o Ministério Público do Trabalho (por meio da Procuradoria Regional do Trabalho da 13ª Região), a Superintendência Regional do Trabalho, o Tribunal de Justiça do Estado, o Ministério Público, a Defensoria Pública, e a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba (Fecomércio/PB).

De acordo com Silvana Cibelle, coordenadora do eixo Profissionalização, Trabalho e Previdência da Fundac, o encerramento da primeira turma do programa de aprendizagem desenvolvido dentro do Lar do Garoto representa um marco no trabalho que vem sendo realizado pela Fundac, como parte da política de incentivo e promoção à profissionalização direcionada aos socioeducandos no Estado. 

“O programa de aprendizagem no Sistema Socioeducativo é um projeto emocionante que trouxe muita relevância à socioeducação pelo simples sim desses 19 adolescentes que tiveram a oportunidade de participar e mudar suas vidas; além do pioneirismo na Paraíba, por ser a primeira turma inserida no Projeto e primeiro curso de aprendizagem no Sistema Socioeducativo da Paraíba”, disse Raulino Maracajá, procurador regional do Trabalho da 13ª Região. 

Para Luiz Antônio da Silva Sousa, diretor do Complexo Lar do Garoto, o projeto se tornou um grande desafio, com um grande resultado. “Finalizamos com êxito nossa proposta do curso de aprendizagem. Foram 12 meses de muitas experiências e lutas, como também de grandes vitórias. Iniciamos nosso curso de aprendizagem com 20 socioeducandos, onde 19 se formaram e esse resultado traz grande alegria, em meio a um turbilhão de acontecimentos”, disse.

O encerramento do curso aconteceu no dia 23 de março de 2021 e contou com a presença de todos os parceiros. “Foram meses de persistência, paciência e resiliência! Terminamos com êxito nosso curso de aprendizagem, um momento sem precedentes. Desejamos uma grandiosa vida profissional aos contemplados, que receberam em uma Unidade Socioeducativa a oportunidade que não receberam antes do cumprimento da medida”, acrescentou Luiz.

Raulino Maracajá acredita que a oportunidade concedeu para muitos socioeducandos uma primeira chance, como muitos deles falaram. “É como se o Estado tivesse dado essa oportunidade e eles agarraram com unhas e dentes. Realmente, deram um show no cumprimento e na realização das atividades, tanto na parte teórica como na prática simulada, desenvolvidas no Lar do Garoto”, relatou.

“Gosto demais desse projeto, acho emocionante ver a mudança que a aprendizagem trouxe na vida desses 19 jovens que sempre serão lembrados como a turma pioneira da aprendizagem no Sistema Socioeducativo do Estado da Paraíba, trazendo aos internos em cumprimento de medidas uma mudança de paradigmas e exemplo, provocando neles o desejo de também participar dessa atividade”, comentou Raulino Maracajá.

“Essa parceria exitosa com todos os órgãos envolvidos tem proporcionado avanços significativos nessa proposta, não só na Unidade Socioeducativa em Lagoa Seca, como mais recentemente em outras duas Unidades de João Pessoa, com cursos ainda em andamento. Esse é o resultado de um esforço realizado por muitas mãos que acreditam e trabalham pela socioeducação”, concluiu Silvana.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.