Sousa/PB -
Tecnologia

PROFISSÕES DO PRESENTE: entre de vez na era digital com novos cursos do SENAI

Com valores a partir de R$ 35, os cursos são 100% a distância, tem duração média de 40 horas, e as inscrições podem ser feitas na plataforma Mundo SENAI.

Da Redação Repórter PB

10/09/2020 às 14:53

Imagem Senai

Senai ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

A era digital é agora. A indústria está em acelerado processso de transformação e precisa, cada vez mais, de profissionais que compreendam essas mudanças e que estejam capacitados para trabalhar em ambientes com tecnologias da chamada quarta revolução industrial.

Por isso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) lança este mês uma carta de novos cursos de aperfeiçoamento totalmente voltados aos conhecimentos necessários para a indústria 4.0. Com valores a partir de R$ 35, os cursos são 100% a distância, tem duração média de 40 horas, e as inscrições podem ser feitas na plataforma Mundo SENAI.

Há outros três cursos totalmente gratuitos: Desvendando a Indústria 4.0, Desvendando a Blockchain e Desvendando o BIM (Building Information Modeling).

Na indústria contemporânea, o processo de produção está cada mais baseado em dados em tempo real. Essas informações são capturadas por sensores, lançadas em ambientes virtuais, analisadas, para só então se partir para a tomada de decisões. Se feita de forma correta, a análise dos dados podem contribuir de forma substancial para o aumento da produtividade e da eficiência de uma empresa.

Os dezenove cursos que o SENAI passa a oferecer têm como objetivo capacitar os profissionais nas competências exigidas por esta nova indústria. Entre as áreas de conhecimento, está a computação em nuvem, essencial para o armazenamento dos dados capturados por sensores na linha de produção. Neste curso, o profissional aprende a fazer a migração dos dados e armazená-los de forma segura em um ambiente virtual (da nuvem).

“As empresas tendem a migrar para este tipo de armazenamento de dados porque é mais acessível e flexível, o que possibilita uma melhor dinâmica de trabalho em todo mundo, com atualização em tempo real para toda a equipe”, explica Felipe Morgado, gerente de Educação Profissional do SENAI.

Entre as novidades, destaca-se o curso de Robótica Colaborativa. Os robôs já fazem parte da vida das indústrias, mas, até então, o trabalho deles era feito de forma isolada, sem grandes interações com pessoas. Na indústria 4.0, os robôs já fazem parte do processo de forma integrada e trabalham em conjunto com humanos. Neste curso, você vai entender como isso funciona e vai aprender qual a melhor forma de integrar esses robôs ao sistema de produção, tornando-o mais ágil e produtivo.

SENAI oferece curso sobre digitalização de processos industriais

Com o objetivo de apresentar este universo digital das indústrias, sensibilizando as pessoas de seus aspectos mais impactantes, o SENAI também lança o curso desvendando a digitalização dos processos industriais. E seguindo uma trilha de aprendizagem, pode aprofundar os conhecimentos fazendo o curso de digitalização de processos Industriais, para aprender, na prática, o processo de produção, visibilidade e análise de dados, essencial para a tomada de decisões sobre os processos produtivos.

No curso Explorando o Big Data, o aluno poderá compreender a evolução da informação digital até chegar ao que hoje conhecemos como Big Data e apreender as possibilidades da conversão de dados em valores. Assim, o aluno aprenderá a usar ferramentas e técnicas das atividades de coletar, armazenar e analisar os dados, sabendo identificar padrões e interpretar o que os dados dizem sobre a produção.

Há curso sobre a integração de sistema de produção

O curso Sistemas de Execução da Manufatura ensina a integrar sistemas de produção de forma inteligente, gerando aumento na produtividade e a competitividade da empresa. No curso de Manufatura Aditiva, o participante vai aprender tudo sobre impressão 3D, técnica cada vez mais presente na indústria. “Nesse tipo de equipamento você incorpora técnicas de impressão na linha de produção, podendo produzir desde de peças simples até as mais complexas, então, é um equipamento que está se tornando indispensáveis nas indústrias”, explica Morgado.

E essa indústria contemporânea e digitalizada também precisa simular cenários, expertimentar coisas novas e olhar pro futuro. Por isso, o SENAI também já lançou o curso de Desenvolvimento de RA (realidade aumentada) e RV (realidade virtual). Esses conhecimentos são fundamentais para criação de rotinas virtuais para segurança, operação e manutenção de máquinas e equipamentos industriais.

Confira a lista de novos cursos
Desvendando a Indústria 4.0

Inteligência Artificial (IA: aplicações na indústria)

Desvendando a Blockchain

Conectando-se a Indústria 4.0

Explorando o BigDATA

Programação Móvel para IoT (Internet of Things)

Segurança Cibernética aplicada a Indústria 4.0

Sistemas de Execução da Manufatura

Robótica Colaborativa Aplicada

Cloud computing: Arquitetura e Aplicações

Manufatura Aditiva Aplicada

Desenvolvimento de Aplicações em Realidade Virtual e Aumentada

Desvendando o BIM - Building Information Modeling

Desvendando o Lean Manufacturing

Ferramentas do Lean Manufacturing

Softskills: Competências do Profissional da Indústria 4.0

Desvendando a digitalização dos processos industriais

Digitalização dos processos industriais

Microsoft Azure AI Engineer Associate

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.