Sousa/PB -
Doença

Zika pode trazer complicações graves para mulheres gestantes

A picada do mosquito pode levar a complicações neurológicas, como encefalites, e até causar microcefalia em bebês.

Da Redação Repórter PB

07/04/2020 às 10:23

Tamanho da fonte

O vírus Zika, uma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, pode colocar em risco a pessoa infectada. A picada do mosquito pode levar a complicações neurológicas, como encefalites, e até causar microcefalia em bebês. Quem explica é o médico sanitarista da Fiocruz, Cláudio Maierovitch.

“Se observou que gestantes que tiveram infecção pelo vírus Zika, em algumas ocasiões, transmitiram este vírus para o bebê, para o feto. Isso causou más-formações, particularmente o nascimento com um tamanho de cabeça pequena, que é chamado de microcefalia, em que o cérebro não se desenvolveu adequadamente. Uma situação muito grave."

O Ministério da Saúde recomenda às gestantes a utilização de telas em janelas e portas, uso de calças e blusas compridas e de repelentes nas áreas expostas do corpo, especialmente nas épocas mais chuvosas do ano.

Para prevenir a proliferação do mosquito, elimine água armazenada dentro de casa e nos quintais. Ralos, vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.