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Como o preço influencia o consumo digital no Brasil

Além de apontar para a importância da precificação dos produtos, este estudo indicou, também, que o perfil do cliente brasileiro se encontra em mutação, numa adaptação às novas lógicas da tecnologia

Da Redação Repórter PB

11/02/2020 às 09:14

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Divulgação ‧ Foto: Repórter PB

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No momento de fazerem as suas compras online, os brasileiros avaliam vários fatores e, sem dúvida, um dos principais é o valor dos produtos nas várias lojas online disponíveis. Venha saber como o preço dos produtos influencia o consumo no brasil e quais as estratégias de avaliação de preços que o brasileiro mais usa.

Ao longo dos últimos anos, o mundo do e-commerce sofreu grandes mudanças. Com a evolução das novas tecnologias e a tendência humana para fazer do celular um companheiro de todas as horas, as lojas online começaram a ter um maior impacto e uma presença mais assertiva no cotidiano do brasileiro.



Estima-se que, apenas no ano 2018, o número de lojas online internacionais tenha aumentado em 20%, criando severas dificuldades no que diz respeito às lógicas de concorrência. Com um mercado menos permeável – e que, segundo o SEBRAE, resulta num índice de 60% de falha no prazo de um ano para as pequenas empresas digitais brasileiras – as lojas online existentes vêem-se obrigadas a adaptar e a adotar as melhores estratégias de marketing, para conseguirem destacar-se das demais e sobreviver.

A adaptação às expetativas dos potenciais clientes exigem que as lojas ponderem os elementos que o público considera quando tem de decidir se compra um determinado produto e onde vai comprá-lo. O sucesso na identificação das preferências e necessidades dos clientes é, pois, o que pode fazer a diferença para garantir que um consumidor opta por uma loja online em vez de outro espaço de e-commerce.

Existem vários elementos considerados pelos clientes no momento da compra. A confiança numa marca, o contacto frequente com anúncios da mesma, o reconhecimento do logótipo, a legibilidade e facilidade de acesso aos produtos e os preços são exemplos de elementos que o povo brasileiro considera no seu contacto com o espaço de e-commerce.

O papel do preço na decisão de compra, no entanto, parece continuar a ser um dos principais elementos que o brasileiro considera. Venha descobrir o impacto do pricing no marketing das lojas online.

Pesquisa indica que preço é o principal elemento de decisão

As lojas online têm, como sabemos, diferentes estratégias de precificação dos seus produtos. Se, para algumas, esta análise se baseia no próprio valor do produto, para outras tem a ver com uma análise dos preços praticados pela concorrência ou com o índice de lucro que desejam obter sobre o valor base do mesmo.

A Consumoteca se aliou à Zoom para realizar uma pesquisa de mercado que visava compreender, com base numa amostragem de mais de 5 mil pessoas, quais eram as preferências e os fatores de escolha que motivavam as compras online dos brasileiros.

Segundo os resultados obtidos por esse estudo, o elemento mais importante, mesmo durante fases de crescimento econômico, era o preço. Os brasileiros assumem, segundo o estudo, que procuram sempre os preços mais baixos para os produtos que vão comprar, sabendo que o mesmo estará, com certeza, presente em mais do que uma loja online.

Baseando-se na intensa concorrência do mundo digital, os clientes habituam-se a comparar antes de consumir, fazendo-o por conta própria ou recorrendo aos espaços que facilitam a análise, tal como os emergentes sites de comparação de preços que aparecem um pouco por toda a web.

A concorrência intensa do mercado permite aos novos clientes do século XXI procurar sempre a alternativa mais barata, o que, de uma forma percentualmente relevante, o cliente brasileiro parece fazer.

Além de apontar para a importância da precificação dos produtos, este estudo indicou, também, que o perfil do cliente brasileiro se encontra em mutação, numa adaptação às novas lógicas da tecnologia.


Como é o novo cliente online brasileiro?

O perfil do cliente online brasileiro mudou, numa verdadeira adaptação às novas lógicas do mercado digital.

Para começar, esse cliente se depara, hoje, com um número muito mais vasto de opções, não só no que se refere aos produtos disponíveis mas também ao número de lojas que comercializa os mesmos produtos.

Uma vez que existem várias lojas a comercializar os mesmos produtos, torna-se mais simples a procura pela opção mais barata. Aliado a isso e orientado para a necessidade de cada consumidor, novos sites começam também a surgir, para fazer a comparação de preços e facilitar esse trabalho aos novos clientes online.

Mais maduro, mais exigente e mais ativo, o novo cliente online brasileiro parece mais interessado do que nunca em comprar os produtos pela melhor oferta disponível. Isto obriga, de alguma forma, a que as próprias estratégias de ação e de marketing das lojas online se altere, para responder a um cliente mais atento e dinâmico, com acesso a mais alternativas.

Esta alteração no perfil do cliente brasileiro exige, por isso, que as lojas se tornem mais competitivas e inovadoras do que nunca, para se adaptarem aos tempos e às suas particularidades.

 

Fonte: Repórter PB

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