Sousa/PB -
Em João Pessoa

Socioeducandos concluintes de curso profissionalizante recebem certificados

O Curso de Fabricação de Materiais de Limpeza é uma promoção da Fundação em parceria com as Secretarias de Estado da Educação e do Desenvolvimento Humano.

Da Redação Repórter PB

03/10/2019 às 16:31

Imagem Produtos

Produtos ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” concluiu, nessa quarta-feira (2), mais uma turma do curso profissionalizante de Fabricação de Materiais de Limpeza, no Centro Educacional do Jovem – CEJ, em João Pessoa. Na ocasião, 11 socioeducandos, na companhia de seus familiares, receberam o certificado e um kit de limpeza composto por quatro produtos: sabonete líquido, amaciante, detergente e desinfetante, produzidos por eles.

O curso, ministrado pelo professor Hugo André Cabral Neves, com o apoio do técnico da oficina, Mário José Pereira do Nascimento, teve duração de 80 horas e vem ensinando os socioeducandos assuntos como: Medidas, Matérias, Equipamentos e Regras de Segurança, além de Quantidade, Função, Fabricação e Armazenamento de produtos de limpeza como: detergente, desinfetante, amaciante, sabão ecológico, água sanitária e sabonete líquido.

O Curso de Fabricação de Materiais de Limpeza é uma promoção da Fundação em parceria com as Secretarias de Estado da Educação e do Desenvolvimento Humano. Além das disciplinas de Introdução e Fabricação dos materiais, o curso ainda ensina aos socioeducandos o que é empreendedorismo e assuntos que envolvem cálculos do preço ideal de venda dos produtos, capital de giro e margem de lucro, despertando, assim, o interesse dos alunos em começarem a produzir os materiais e terem seu próprio meio de sustentabilidade.

Segundo Silvana Cibelle, coordenadora do eixo Profissionalização da Fundac, só esse ano, três turmas de jovens já concluíram o curso profissionalizante de Fabricação de Materiais de Limpeza, no qual 27 socioeducandos foram certificados. “O curso também é oferecido, em forma de oficina com carga horária reduzida (20 horas), para os adolescentes do Centro Educacional do Adolescente - CEA (Unidade Provisória). Só este ano, tivemos 31 certificações”, lembrou a coordenadora.

“É sempre gratificante a certificação de socioeducandos que participam de oficinas e cursos com a proposta educativa e profissional. Além deles poderem participar de mais uma atividade ocupacional na rotina do cumprimento da medida, no caso desta Oficina eles adquirem conhecimento e formação sobre uma atividade empreendedora, e que pode contribuir com o início de uma mudança de vida para quando terminarem a medida. Com esta turma, tivemos uma boa surpresa, porque dois jovens já estão pensando nisso, fazerem juntos o que aprenderam no curso. O fato deles estarem projetando desejos para uma vida futura diferente do que as levou até ali já é bem gratificante para toda a equipe envolvida nessa formação”, disse Silvana Cibelle, coordenadora do Eixo.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.