Sousa/PB -
Visita

Segurança de TO conhece tecnologia de radiocomunicação digital e equipamentos de transmissão na Paraíba

Na oportunidade, os representantes da Secretaria da Segurança Pública de Tocantins estiveram na torre de radiocomunicação instalada na estrutura da Sesds.

Da Redação Repórter PB

18/06/2019 às 19:47

Imagem equipamentos

equipamentos ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

O secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, recebeu, na manhã desta terça-feira (18), representantes da Secretaria da Segurança Pública de Tocantins, que vieram conhecer a tecnologia de radiocomunicação digital (TETRA) adquirida pela Paraíba e que está sendo utilizada pela Polícia Militar, Polícia Civil e pelo Corpo de Bombeiros Militar. Marco Aurélio Giraldi, diretor de Políticas de Segurança, e Ênio Walcacer, diretor de Inteligência da pasta naquele estado, ainda conheceram os equipamentos de LTE tático, para transmissão multimídia durante operações de prevenção e repressão qualificadas no enfrentamento da violência. A visita foi acompanhada pelo gerente de Tecnogia da Informação (GTI) da Secretaria e da Defesa Social (Seds) da Paraíba, Fabiano Vieira, e pelo major Anderson Gomes, também responsável pelo uso dos equipamentos.

Na oportunidade, os representantes da Secretaria da Segurança Pública de Tocantins estiveram na torre de radiocomunicação instalada na estrutura da Sesds.“No Fórum de Secretários a Paraíba foi identificada como um Case para a solução de comunicação e nós no estado do Tocantins, a Segurança Pública, temos interesse de adquirir uma solução integrada e por este motivo estamos aqui para conhecer a solução e ver como vocês trabalharam o projeto de comunicação do estado e integração com todas as forças. E é isto que estamos tendo o prazer de presenciar aqui, uma solução de ponta integrada com todas as forças da Segurança Pública”, disse o diretor de Políticas de Segurança, Marco Aurélio Giraldi.

O diretor de Inteligência da Secretaria da Segurança de Tocantins, Enio Walcacer, também destacou a importância do sistema de radiocomunicação digital que reúne agilidade na informação e tecnologia de ponta. “A gente tem investido na tecnologia, porque acreditamos que ela potencializa a capacidade humana em identificar criminosos e ajuda nas ações mais articuladas e a Paraíba está despontando no aspecto da comunicação, no sistema de rádio e no sistema de localização para que isto auxilie o trabalho de inteligência, no levantamento de informação, na potencialização da própria atuação das forças de segurança”, falou Enio Walcacer.

Os equipamentos trabalham com a tecnologia TETRA. O sistema que conta com 47 torres permite radiocomunicação criptografada, com 40 pontos de repetição, capaz de oferecer um sinal de qualidade e com alta disponibilidade para os órgãos operativos de Segurança Pública. São mais de 5.600 rádios, sendo 4 mil portáteis, 1.300 móveis e 332 fixos, com capacidade de expansão e uma tecnologia digital que permite fornecer localizações exatas. Equipamentos modernos que ampliam o Sistema Integrado de Radiocomunicação, compartilhando equipamentos, serviços e infraestrutura no âmbito dos Municípios e Estado, contribuindo para o desenvolvimento das ações de segurança pública, ordem pública e defesa civil.

O gerente de Tecnologia da Informação (GTI) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds), Fabiano Vieira, lembrou que o sistema já está sendo usado por instituições municipais e federal que firmaram parcerias com a Sesds. “A Guarda Municipal de João Pessoa e a Secretaria de Mobilidade Urbana da Capital já estão usando o nosso sistema de radiocomunicação digital TETRA e o nosso interesse é integrar todos os órgãos ligados à segurança pública. Outra instituição com a qual também trabalhamos com uso do sistema de radiocomunicação é a Polícia Rodoviária Federal. Mostramos para os representantes do estado de Tocantins como é feito este trabalho, tiramos as dúvidas deles e estamos à disposição para apresentar para outros estados que tenham interesse nesta tecnologia”, destacou.

O secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, disse que é importante esta troca de informações e de projetos entre os estados e em especial quando se fala de tecnologia, uma ferramenta que já faz parte do cotidiano das polícias da Paraíba e que agora serve de modelo para outras Secretarias da Segurança do País. “Apresentamos os nossos resultados aos Secretários da Segurança de todo o Brasil e o interesse deles nos nossos projetos e programas demonstra que todo o nosso esforço para combater os crimes e os investimentos feitos em tecnologia tem trazido resultados positivos ao nosso trabalho com frutos operacionais importantes, permitindo uma melhor prestação de serviços pelas polícias, o que já é reconhecido em outros estados. O diretor de política de segurança e o diretor de inteligência da Secretaria da Segurança de Tocantins que vieram aqui para conhecer o sistema de radiocomunicação digital TETRA e o LTE tático receberam todas as informações que precisavam sobre a tecnologia usada pelos nossos policiais e também por órgãos municipais e federal que firmaram parcerias com a Secretaria da Segurança da Paraíba. Estamos felizes pelo que ouvimos dos nossos visitantes que agora estão levando para o seu estado as nossas experiências positivas com possibilidades de aplicá-las por lá”, concluiu o secretário.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.