Sousa/PB -
João Pessoa

Energisa expõe ‘Da natureza, suas formas’, de Gilton Lira; Veja

Em suas obras, ele projeta expressões, dramas na forma de anatomia humana, de animais, e às vezes, surreal.

Da Redação Repórter PB

05/06/2019 às 08:20

Tamanho da fonte

Nesta quarta-feira, 05 de junho, é a aberta ao público a exposição ‘Da natureza, suas formas’, do artista plástico Gilton Lira, que traz obras de artes produzidas a partir de elementos vindos da natureza e demolições, como pedra, madeira, concreto e metais. Entre cenas do cotidiano, animais silvestres e até pré-histórico, o artista expressa em detalhes o seu olhar para o mundo. A mostra, primeira do ciclo de três exposições, é aberto ao público e pode ser visitada de segunda a sexta, das 07h30 às 17h30, na sede da Energisa Paraíba, em João Pessoa.

 

Além de escultor, o paraibano Gilton Lira, é professor de desenho, designer gráfico e designer de mobiliário rústico. Desde cedo, possui uma forte ligação com as coisas rústicas produzidas pela natureza, como ossos, sementes e destroços depositadas na areia pelo mar, além da pedra e madeira. Nessa fase atual ele busca as formas intrigantes que as árvores desenvolvem em seus caules e galhos, selecionando nessas variedades as partes que compõem suas peças artísticas.

Escultor autodidata defende a teoria que mesmo tendo o talento natural, o artista deve explorar técnicas pertinentes ao material que utiliza. E, também, pesquisar o mercado que acolhe o tipo de obra escolhida. Atitude esta, que faz seu trabalho fluir.

Em suas obras, ele projeta expressões, dramas na forma de anatomia humana, de animais, e às vezes, surreal. Quanto às inspirações, elas acontecem no seu cotidiano, como numa leitura, num filme, numa simples conversa, isso lhe dá certeza, que as criações mais interessantes estão nas coisas mais simples.

A exposição ‘Da natureza, suas formas’ fica em cartaz até agosto de 2019, no Hall de Exposições Energisa, nas sedes da Energisa Paraíba, em João Pessoa, Núcleo Oeste, em Patos, e sede da Energisa Borborema, em Campina Grande, respectivamente.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.