Iluminação Pública

Energisa substituiu quase 1,2 mil luminárias de ruas em 2018

Seis municípios paraibanos foram contemplados pelo projeto de Eficiência Energética da concessionária.

Os projetos de Eficiência Energética realizados pela Energisa no ano passado ultrapassaram R$ 2,1 milhões em trocas de luminárias de iluminação pública de seis municípios da Paraíba. Foram contemplados, pelo programa regulado pela Aneel, Alagoa Nova, Sousa, Conde, Jacaraú, Itaporanga e Bayeux. Ao todo, as cidades ganharam 1.183 novas luminárias em suas ruas e praças. Conde foi o município com o maior número de substituição, com 298.

A iniciativa de modernização da iluminação pública dos municípios significa uma grande economia para os cofres públicos dessas cidades. Em Jacaraú, a previsão é de uma economia de 23,64% por ano na conta de energia, o que equivale a R$ 97 mil. Já em Sousa, a estimativa é de que em um ano mais de 300 MWh sejam economizados com a troca de 271 luminárias de 250W por 142W.

Além de disseminar a cultura da redução do consumo de energia, a substituição das luminárias contribui para preservação ambiental já que a iluminação colocada nas cidades – de LED - é mais eficiente, durável e econômica.

Repórter PB

Destaques