Sousa/PB -
Capacitação

Samu capacita idosos da Academia de Saúde do Geisel sobre prevenção de acidentes domésticos

Durante a capacitação, profissionais do Samu orientam os idosos sobre cuidados, prevenção

Da Redação Repórter PB

23/05/2018 às 18:28

Imagem Divulgação

Divulgação ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de João Pessoa realizou uma capacitação sobre prevenção de acidentes domésticos para os idosos que frequentam a Academia de Saúde do Geisel. A ação, realizada nesta quarta-feira (23), faz parte da série de capacitações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para os usuários dos serviços de Atenção Básica da rede municipal.

Durante a capacitação, profissionais do Samu orientam os idosos sobre cuidados, prevenção, como acionar o serviço e como eles mesmos podem se proteger diante de determinadas situações, a exemplo que quedas, estresse ou quando sentirem dor aguda súbita.

“Nós capacitamos cerca de 40 idosos, em sua maioria com vida muito ativa, e nosso objetivo é justamente dar dicas de primeiros socorros, prevenção de quedas e outras orientações como evitar automedicação para que eles tenham mais qualidade de vida”, afirmou Ana Giovana Medeiros, secretária adjunta de Saúde.

Uma das participantes da atividade foi a dona de casa Laura da Silva Pereira, 72 anos, que frequenta o serviço há três anos. “Aprendi várias coisas que eu não sabia. E foi muito importante para mim porque, além de poder usar essas informações no meu dia a dia, também vou poder passar o conhecimento para outras pessoas”, disse.

Assim como dona Laura, muitos idosos frequentam a Academia da Saúde do bairro Ernesto Geisel, principalmente nas terças-feiras, dia em que o serviço promove atividades voltadas para esta faixa etária. No local, além das palestras de capacitação, eles praticam exercícios físicos e recebem orientações sobre estilo de vida saudável.

Saúde do Idoso – Para o cuidado com a população idosa, a SMS dispõe do Centro de Atenção Integral a Saúde do Idoso (Caisi), um serviço que há 10 anos garante uma assistência integral a este público. Atualmente são mais de 12 mil usuários cadastrados no serviço. Além do Caisi, a Rede Municipal de Saúde atende aos idosos por meio das Unidades de Saúde da Família (USF), Academias de Saúde, Projeto João Pessoa Vida Saudável, Centros de Práticas Integrativas e Complementares (Cpics), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e de toda a rede hospitalar.

Academia de Saúde do Geisel – A Academia oferece atividades físicas como aeróbica, ginástica localizada, circuito multifuncional; práticas integrativas, como Thai Chi Chuan, Shantala, acupuntura, rheik, práticas coletivas em medicina tradicional chinesa, acupuntura, craniopuntura, aurículoterapia, ventosa, terapia floral, dança, capoeira e também Fisioterapia, Pilates, Nutrição e Psicologia, com apoio dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e do projeto João Pessoa Vida Saudável.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.