Sousa/PB -

Papo Mil Graus aborda temas relacionados a emprego para socioeducandos da Fundac

Por meio de um diálogo mediado por professores do projeto de vida, psicólogos, terapeutas comunitários, formadores educacionais de protagonismo jovem e especialistas no assunto

Da Redação Repórter PB

25/01/2018 às 17:41

Imagem Emprego

Emprego ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

Noções de empregabilidade, esclarecimento de dúvidas sobre elaboração de currículo, tipos de cursos, como se portar em uma entrevista de emprego, são alguns dos temas que os jovens privados de liberdade pedem durante a realização do módulo Papo Mil Graus, na programação do projeto Circuito Verão Jovem, que vem sendo desenvolvida durante todo o mês de janeiro nas unidades socioeducativas da Paraíba.

Por meio de um diálogo mediado por professores do projeto de vida, psicólogos, terapeutas comunitários, formadores educacionais de protagonismo jovem e especialistas no assunto, o Papo Mil Graus tem gerado interesse por parte dos jovens privados de liberdade. O tema que trata de emprego se encerra nesta quinta-feira (25) no Centro Educacional do Jovem (CEJ), pelo palestrante Waldir Victor de Barros, responsável pela temática Noções de Empregabilidade.Ele já abordou o mesmo tema nas unidades do CEA/JP, Semiliberdade, Centro Socioeducativo Rita Gadelha, CEA/Sousa e Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE).

Segundo Waldir, são também abordados as competências e habilidades para se manter no mercado de trabalho, a facilidade do relacionamento interpessoal, elaboração de currículo, perfil profissional, como trabalhar em equipe, ter iniciativa, a questão da aparência, tudo isso com a participação interessada deles. O palestrante informou também que aproveita a oportunidade para registrar alguns indicadores como escolaridade, idade, experiência que alguns tiveram quando estavam fora da unidade e os cursos que já fizeram pela unidade e a área de interesse deles.

Temas diversos - Outros temas também fazem parte do "Papo Mil Graus" como Habilidades Assertivas em uma entrevista de Emprego. Esse foi abordado na Unidade Rita Gadelha pela analista de carreira do Iesp, Ilma Garcia. Na ocasião, Ilma fez uma simulação de entrevista e aplicou o teste de indicativo de carreira. Segundo Tatiane de Cassia da Silva, facilitadora junto a Waldir, a ideia surgiu do pedido das meninas que sentiam essa necessidade. “Na ocasião, elaboraram seus próprios currículos”, informou Tatiane.

No Lar do Garoto, o tema no "Papo Mil Graus" versou também sobre "Espiritualidade" e "Projeto de Vida". No CSE foi sobre "Ato Infracional", "Projeto de Vida" e "Noções de Empregabilidade". Na Semiliberdade a abordagem foi sobre "Aprender com contação de histórias" e também "Noções de Empregabilidade". No CEJ, o tema foi sobre "O Poder das Palavras" e "Noções de Emprego" e no CEA/Sousa também foi abordado a questão de emprego, com o tema "Empreenda em Dois Tempos", pela consultora do Sebrae, Priscila Guedes, e o tema "Superação", ministrado pela juíza da 7a Vara, Caroline Silvestrini. No CEA/JP, no Papo Mil Graus, também foi abordado "Valorização da Vida" e "Aborto".

O Projeto Circuito Verão Jovem é uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, Fundação Desenvolvimento da Criança e Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) e Secretaria de Estado da Educação.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.