Sousa/PB -

Maternidade de Patos realiza primeira cirurgia pediátrica de sua história

Ainda segundo Dr. Umberto, o procedimento era necessário porque a criança não podia continuar entubada por muito tempo e precisava ter preservadas suas vias áreas

Da Redação Repórter PB

12/01/2018 às 17:47

Imagem Maternidade

Maternidade ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

Um recém-nascido, filho da Sra. Aparecida Lima, que está sob os cuidados da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, e que precisava colocar um traqueostomo e passar por uma gastrotomia, pôde fazer os procedimentos sem ter que ser transferido para João Pessoa. Isto porque, nessa quinta-feira (11), os procedimentos foram feitos na unidade, de forma pioneira, já que essa foi a primeira cirurgia pediátrica realizada pela unidade, desde sua fundação, em 1971. A Maternidade de Patos integra a rede estadual de saúde.

De acordo com o diretor geral da Maternidade, pediatra Umberto Marinho Júnior, a partir de agora, a unidade está apta a realizar esse tipo de procedimento. “A cada dia a unidade tem avançado no sentido de dar todo o suporte necessário aos recém-nascidos e a realização desta primeira cirurgia pediátrica é um destes avanços”, destaca o médico, que é o primeiro pediatra a dirigir a Maternidade.

Ainda segundo Dr. Umberto, o procedimento era necessário porque a criança não podia continuar entubada por muito tempo e precisava ter preservadas suas vias áreas. Já a gastrotomia era necessária porque a criança não tinha a capacidade de se alimentar sozinha e com a sonda que foi implantada no seu estômago esse processo passou a ser realizado, favorecendo a qualidade de vida do lactente.

A cirurgia foi feita no Centro Cirúrgico da unidade, pelo cirurgião pediátrico Roberto Menezes, com apoio da pediatra auxiliar Vandezita Mazzaro, com aporte do anestesia Távio Leal e da enfermeira Allana Azevedo.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.