Sousa/PB -
Clube

Santa Cruz aciona órgãos de controle e pede a interdição cautelar do Estádio Almeidão

O clube exige uma vistoria técnica no local e o bloqueio de partidas com público no estádio até que os protocolos de segurança sejam readequados.

Da Redação Repórter PB

12/08/2026 às 10:00

Ads 970x250
Imagem Estádio Almeidão, em João Pessoa

Estádio Almeidão, em João Pessoa ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

O Santa Cruz protocolou, nesta segunda-feira (10), uma representação formal cobrando a interdição preventiva do Estádio Almeidão, em João Pessoa, após episódios de violência registrados no duelo contra o Botafogo-PB pela Série C.

O documento pede a apuração rigorosa dos fatos e foi enviado ao Ministério Público da Paraíba (MPPB), à Corregedoria da Polícia Militar, ao STJD e às federações paraibana e pernambucana de futebol.

Na representação, a diretoria tricolor aponta graves falhas de organização no acesso da torcida visitante, além do uso de spray de pimenta e disparos de bala de borracha contra torcedores nas áreas interna e externa do complexo esportivo.

O clube exige uma vistoria técnica no local e o bloqueio de partidas com público no estádio até que os protocolos de segurança sejam readequados.

Procurada, a assessoria do Botafogo-PB informou que o clube não havia sido notificado formalmente sobre a representação do time pernambucano até o momento. As autoridades esportivas e policiais devem analisar o pedido nos próximos dias.

Nota Oficial do Santa Cruz

“O Santa Cruz Futebol Clube protocolou, nesta segunda-feira (10), uma representação formal junto ao Ministério Público da Paraíba, à Corregedoria da Polícia Militar da Paraíba, ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e às federações Paraibana e Pernambucana de Futebol para solicitar a apuração dos incidentes registrados na partida contra o Botafogo-PB, no último sábado (8), no Estádio Almeidão, em João Pessoa.

No documento, o Clube relata problemas nas condições de acesso ao estádio, com aglomerações, dificuldades de circulação e falhas na organização da entrada da torcida visitante. O Santa Cruz também aponta o uso de munição de impacto controlado, conhecida como bala de borracha, contra torcedores, além do emprego de spray de pimenta no interior do estádio, que teria atingido inclusive funcionários do Clube que trabalhavam no gramado.

A representação solicita a apuração da responsabilidade do Botafogo-PB, na condição de mandante e organizador da partida, especialmente em relação à estrutura de acesso, separação das torcidas, planejamento e operação de segurança.

O Santa Cruz também requer uma vistoria extraordinária no Estádio Almeidão e pede a interdição cautelar da praça esportiva para partidas com presença de público até que sejam verificadas e corrigidas eventuais deficiências nas condições de segurança.

Em relação à Polícia Militar da Paraíba, o Clube pede investigação sobre o emprego de balas de borracha e spray de pimenta, incluindo a identificação dos agentes envolvidos e a análise da legalidade, necessidade e proporcionalidade das ações adotadas durante a partida.

Entre os pedidos apresentados estão ainda a preservação de provas audiovisuais, documentais, operacionais e médicas relacionadas aos acontecimentos e a adoção das medidas administrativas, civis, criminais e desportivas cabíveis caso sejam constatadas responsabilidades“. 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.