Sousa/PB -
Em Brasília 

Wilson Filho apresenta iniciativas da Secretaria de Educação  durante evento internacional promovido pela FGV

O ensino da Robótica também esteve entre os destaques de Wilson Filho, que trouxe a disciplina como uma alternativa eficaz na participação efetiva dos estudantes no ambiente escolar.

Por Redação do Reporterpb

11/09/2025 às 18:38

Ads 970x250
Imagem Secretario de Estado de Educação, Wilson Filho

Secretario de Estado de Educação, Wilson Filho ‧ Foto: Assessoria

Tamanho da Fonte

Nesta quinta-feira (11) os programas Passe Livre Estudantil, Conexão Mundo, Geração Protagonista, Amanhã Digital e Primeira Chance estiveram entre as pautas do evento “Diálogos Formativos sobre Aprendizagem”. As iniciativas são desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) e foram apresentadas durante evento promovido pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI); o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e que acontece até esta sexta-feira (12) em Brasília. A Paraíba está sendo representada pelo secretário de Estado da Educação, Wilson Filho e as gerentes Neilze Cruz, de Protagonismo Estudantil, e Léia Gonçalo, de Gestão Pedagógica.

O secretário participou do painel intitulado “O engajamento dos estudantes no Brasil – desafios e oportunidades”. Em sua participação reforçou para gestores educacionais, professores e representantes de organizações de diversos estados e países como essas iniciativas têm potencializado o envolvimento dos estudantes da rede pública de ensino do estado. O ensino da Robótica também esteve entre os destaques de Wilson Filho, que trouxe a disciplina como uma alternativa eficaz na participação efetiva dos estudantes no ambiente escolar.

“A Paraíba hoje enxerga a educação de maneira ampla e atua em diversas frentes para envolver os nossos estudantes, que são os grandes protagonistas do nosso trabalho. Temos um programa de intercâmbio que inclui sete países e, no ano passado, enviamos estudantes de maneira inédita para a China com o programa Conexão Mundo. Em diálogo com os próprios estudantes, constatamos que o fator financeiro prejudicava o deslocamento de uma grande parcela até a escola e foi a partir daí que desenvolvemos o programa Passe Livre Estudantil. Temos investido de maneira exponencial na infraestrutura escolar e nos laboratórios, que possuem o poder de engajar os estudantes em iniciativas multidisciplinares. Só esta semana o nosso estado conquistou 14 troféus no Torneio Internacional de Robótica, que aconteceu no Chile. Esses são só alguns exemplos do que a gestão criativa na educação é capaz de fazer e é esse modelo que é impulsionado pelo governador João Azevêdo”, destacou o secretário. 

Sobre as iniciativas de destaque:

Conexão Mundo - Programa de intercâmbio da rede estadual que oferece 400 vagas, onde os estudantes têm a oportunidade de, durante três meses, conhecer outro país, aprender um novo idioma e voltar com uma experiência que inclui certificado. A edição deste ano conta com os países do Reino Unido, Chile, Espanha, Canadá, Irlanda e Colômbia.

Primeira Chance - Programa de estágio da rede estadual de ensino, direcionado para estudantes das Escolas Integrais Técnicas do Estado (ECITs). O estado faz a intermediação entre estudantes e empresas parceiras e também custeia o pagamento do estágio, incluindo auxílio-transporte. Todos os estudantes que cursam a 3ª série do Ensino Médio em escolas estaduais técnicas podem participar da iniciativa.

Amanhã Digital - Programa que revolucionou o uso da tecnologia a favor do aprendizado na rede pública de ensino. Atualmente está em fase de implementação nas demais Gerências Regionais de Educação. A primeira escola a receber a iniciativa foi a ECIT Mangabeira. Trabalha com dois tipos de laboratórios: as Salas do Amanhã Digital e Salas do Amanhã Digital Maker, valorizando a cultura do fazer no ambiente escolar. Chromebooks, impressoras 3D, óculos de realidade virtual, estão entre as ferramentas utilizadas nesses espaços.

Geração Protagonista - O programa de formação e promoção estudantil da Rede Estadual da Paraíba tem como objetivo impulsionar o protagonismo juvenil, preparando os alunos com habilidades para a vida. A iniciativa já alcançou resultados expressivos, como mais de 65 mil sonhos coletados no Mapa dos Sonhos, mais de 8 mil líderes de turma, 450 embaixadores regionais e 32 estaduais, além da criação de mais de 100 grêmios estudantis. Também foi instituído o Núcleo de Egressos Formadores, beneficiando 54 jovens com bolsas de R$1.000 e fortalecendo a participação e a liderança dos estudantes em toda a rede.

Passe Livre Estudantil - Implementado neste ano letivo, a iniciativa garante o transporte escolar custeado pelo Governo do Estado para estudantes dos municípios de Campina Grande, Bayeux, Santa Rita, João Pessoa e Cabedelo, que estejam matriculados no 9º ano, Ensino Médio ou na Educação de Jovens e Adultos - EJA.  O aluno recebe 44 passagens e, no caso de estudantes com deficiência, os acompanhantes cadastrados recebem 88 passagens por mês. Para a recarga ser efetivada, é necessário que os estudantes apresentem frequência escolar mínima mensal de 90% em sala de aula.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.