Sousa/PB -
Ensino Superior

Conheça os cursos de graduação da Paraíba que estão entre os mais bem avaliados do Brasil

Maior parte dos cursos superiores que foram considerados com mais qualidade são de universidades públicas.

Da Redação Repórter PB

07/04/2024 às 07:56

Imagem Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

Ao todo, 30 cursos de graduação de universidades paraibanas estão entre os que têm os maiores índices de qualidade do Brasil e correspondem a aproximadamente 21% do total paraibano avaliado. Isso significa que eles estão nas faixas mais altas de desempenhos do Conceito Preliminar de Curso (CPC). Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O CPC combina diferentes aspectos, como desempenho dos estudantes, valor agregado pelo curso, corpo docente e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo. Esse indicador está diretamente relacionado ao ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. Nessa edição, foram analisados cursos nas áreas de administração, comunicação, financeira, jurídica, saúde e social.

Conforme o levantamento, as notas de número 5 são as melhores, chamadas de “muito altas”. Já as notas de número 4 são consideradas “altas”.

Na Paraíba, seis cursos de graduação têm notas muitos altas. Veja na tabela abaixo quais são eles, quais universidades os oferecem e quais cidades estão localizados.

Dos seis cursos avaliados com notas mais altas, cinco são oferecidos na rede pública federal de ensino. Por outro lado, apenas um ofertado por uma instituição particular.

Com isso, a Paraíba é 5º estado do Nordeste com mais cursos bem avaliados e também o 5º pior, já que a região possui nove estados.

Em todo o país, levando em consideração todos os 26 estados mais o Distrito Federal, a Paraíba ocupa a 17ª posição na lista de cursos com mais qualidade.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.