Sousa/PB -
Abertura

Governo da Paraíba realiza Semana Estadual de Saúde na Escola para incentivar vacinação e prevenção da dengue

O evento ocorreu na Escola Estadual Senador Humberto Lucena, em Campina Grande, e contou com a participação de alunos, professores e a equipe técnica da Secretaria de Saúde.

Por Redação do Reporterpb

01/04/2024 às 21:26

Imagem Governo da Paraíba realiza Semana Estadual de Saúde na Escola para incentivar vacinação e prevenção da dengue

Governo da Paraíba realiza Semana Estadual de Saúde na Escola para incentivar vacinação e prevenção da dengue ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nesta segunda-feira (01), a abertura da Semana Estadual Saúde na Escola, iniciativa que integra o programa Saúde nas Escolas. A ação, promovida por meio da parceria entre a SES e a Secretaria de Estado da Educação (SEE), visa promover iniciativas de prevenção da dengue e incentivo à vacinação em toda rede escolar da Paraíba. O evento ocorreu na Escola Estadual Senador Humberto Lucena, em Campina Grande, e contou com a participação de alunos, professores e a equipe técnica da Secretaria de Saúde.

O secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, explicou que, atualmente, a Paraíba tem um dos menores índices de notificação da dengue e outras arboviroses, e que, por isso, o trabalho realizado no estado tem como prioridade a prevenção. Ele destaca que ações realizadas em conjunto com outras secretarias, como é o caso do programa Saúde na Escola, são necessárias para que a Paraíba continue registrando baixa no número de casos das doenças.

“Não há um cenário de epidemia na Paraíba, o cenário é de controle, é de estabilidade, mas precisamos focar na prevenção. Nosso objetivo é justamente trabalhar em parcerias com várias secretarias, hoje aqui é um exemplo de uma parceria com a Secretaria da Educação. O Projeto Saúde na Escola visa justamente fortalecer esse trabalho da educação e saúde em todas as escolas do estado, levando conscientização e, acima de tudo, transmitindo essa mensagem de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti para que as crianças e adolescentes possam replicar em suas casas, atingindo pais e familiares”, pontou.

A Semana Estadual de Saúde nas Escolas tem como tema central “Na escola, vacinamos e combatemos o mosquito". Durante o período, as escolas das redes municipal e estadual irão desenvolver atividades de reforço ao que preconiza o Ministério da Saúde para a eliminação do mosquito causador da dengue, zika e chikungunya, como a atualização da caderneta de vacinação, que agora contará com o selo Vacinação em Dia. Além disso, serão promovidas gincanas e o Cinevacinação, para que os alunos tenham acesso à produção audiovisual de incentivo à imunização.

Para o secretário executivo da Educação da Paraíba, Erivonaldo Alves, o estado está avançando na cobertura vacinal e expandindo o conhecimento sobre a dengue e outras doenças, por meio de estratégias interdisciplinares que estão sendo implementadas tanto entre a saúde e a educação, como também em parceria com os demais órgãos estaduais. “É assim que conseguiremos tornar nosso estado cada vez mais seguro quanto as arboviroses, com engajamento e mobilização entre família, escola, saúde. O que vemos aqui hoje é algo promissor, grandioso, mas que só é possível devido intersetorialidade que foi abraçada não apenas pela Saúde e Educação, mas todas as secretarias estaduais”, frisou.

No Brasil, de 18 de março a 19 de abril estará acontecendo a Movimentação Nacional de Vacinação na Escola, visando não apenas mobilizar e engajar a comunidade local em práticas educativas de saúde. E na Paraíba, essas ações vão acontecer em todas as escolas até o dia 5 de abril. A escola E.E.E.F Isabel Maria das Neves, em João Pessoa, será a próxima a receber a equipe da SES para a culminância do programa Saúde na Escola.

Fonte: Secom

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.