Sousa/PB -
Estudantes

Provas do Enceeja serão domingo e cartão de inscrição está disponível

Na Paraíba, as provas serão realizadas em 46 escolas distribuídas nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Patos e Sousa.

Da Redação Repórter PB

21/08/2019 às 10:28

Tamanho da fonte

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o acesso ao cartão de confirmação de inscrição para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As provas serão realizadas em todo o país no próximo domingo (25), pela manhã a partir das 9h, e a tarde às 15h30. Na Paraíba, as provas serão realizadas em 46 escolas distribuídas nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Patos e Sousa.

Para acessar o cartão os candidatos precisam: entrar na https://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/loginParticipante; a seguir terão dois campos para serem preenchidos, no primeiro usar o número do CPF; no segundo campo colocar a senha, ela é de uso pessoal, realizado no momento da inscrição. O cartão não é obrigatório, mas contém todas as informações necessárias para o dia da prova.

O Exame é direcionado a Jovens e Adultos que desejam concluir os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. Quem visa a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental, a exigência mínima é de 15 anos completos na data de realização do Exame. Para aqueles que visam a Certificação de Conclusão do Ensino Médio a exigência mínima é de 18 anos completos.

O candidato que faltou as provas no ano de 2018 e quiser realizar as provas de 2019, terá que justificar a ausência no Sistema de Inscrição este ano para manutenção da gratuidade. Se a justificativa não for aprovada, o participante deverá ressarcir os cofres públicos para realizar o Exame.

O Encceja é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. Cada prova tem 30 questões de múltipla escolha. No Ensino Fundamental as áreas de conhecimento avaliadas são: Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia. Já no ensino médio as áreas são: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. O resultado será divulgado no último trimestre de 2019.

Continua com dúvida?

A Secretaria de Educação da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba informa os pontos onde o interessado pode imprimir seu cartão de inscrição e esclarecer todas as suas dúvidas.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.