Sousa/PB -
Encontro

Secretários da Educação e da Ciência e Tecnologia discutem com Capes a ampliação do Gira Mundo Professor

No encontro foi discutida a proposta de ampliar o termo de cooperação entre a Capes e a Secretaria objetivando a inclusão de ações de intercâmbio de professores

Da Redação Repórter PB

14/02/2019 às 18:31

Imagem Divulgação

Divulgação ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

O secretário de Educação da Ciência e Tecnologia (SEECT), Aléssio Trindade, e o secretário executivo Cláudio Furtado participaram de reunião com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em Brasília, na manhã desta quinta-feira (14). No encontro foi discutida a proposta de ampliar o termo de cooperação entre a Capes e a Secretaria objetivando a inclusão de ações de intercâmbio de professores, incluindo professores do ensino básico no programa Gira Mundo Professor.

Participaram do encontro a diretora de Programas de Bolsas e Ações da Capes, Zena Martins, o coordenador de Programas Especiais, Júlio César Piffero, e a coordenadora geral de Programas Estratégicos, Priscilla Lelis. Após a reunião, a SEECT vai elaborar uma minuta para análise da Capes com a ampliação do termo. Já existe um termo entre a Capes e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) que visa bolsa de mestrado e doutorado para professores.

Segundo Cláudio Furtado, a Capes tem um entendimento semelhante ao da Paraíba de que esses programas devem ser voltados para os arranjos produtivos locais e esse é o objetivo de aumentar a abrangência do Gira Mundo Professor. O secretário Aléssio Trindade explica que “o Gira Mundo Professor que já fazemos com a Finlândia e Israel não é um intercâmbio apenas ou uma experiência muito boa em outro país, mas é trazer o aprendizado da educação do país para trazer inovações para a Paraíba. Quando os professores voltam, eles têm seis meses para apresentar o desenvolvimento de um projeto aplicado, na sua região e nas suas escolas”, falou.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.