Sousa/PB -
Lançamento

Gira Mundo lança edital para livro que relata experiências do programa pós-intercâmbio

A submissão deverá ser realizada pelo estudante até 08/02/2019, por meio do formulário eletrônico

Da Redação Repórter PB

02/01/2019 às 19:19

Imagem Divulgação

Divulgação ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

A Secretaria de Estado da Educação publicou, no último sábado (29), no Diário Oficial do Estado, edital que convida estudantes da Rede Estadual de Ensino participantes do Programa Gira Mundo a submeterem artigos para a publicação do livro eletrônico ‘Relatos de experiências Gira Mundo Estudante: vivências pós-intercâmbio’. O objetivo da publicação é apresentar o impacto - nos estudantes e nas suas comunidades - dos projetos realizados no período pós-intercâmbio, que são desenvolvidos pelos intercambistas como parte do Programa. A submissão deverá ser realizada pelo estudante até 08/02/2019, por meio do formulário eletrônico: https://goo.gl/forms/owYTPnrhRtzCdBRA3.

Para a submissão dos artigos é necessário que o proponente tenha participado do Programa Gira Mundo – modalidade estudantes e apresentado o relatório final das atividades realizadas no seu retorno à Paraíba. Serão aceitos manuscritos, originais e inéditos que contribuam para disseminação dos saberes adquiridos durante o intercâmbio e que reflitam o projeto aplicado na unidade escolar. Cada estudante convidará um professor que será responsável em acompanhar e orientar a escrita de seu relato.

Os artigos deverão estar incluídos nas seguintes temáticas: Tecnologia e Meio Ambiente; Cultura, Diversidade e Sociedade; Educação e Linguística; Empreendedorismo e Educação emocional. O processo de seleção dos relatos de experiência a serem publicados será conduzido pela Comissão Organizadora e corresponde à análise da adequação do relato às regras fixadas nesta Chamada Pública. Serão considerados tanto os critérios formais quanto os critérios científicos.

A submissão das propostas será até 08/02/2019, a publicação das propostas homologadas dia 11/02/2019, e a publicação das propostas selecionadas dia 15/03/2019. A previsão da publicação do livro eletrônico é maio de 2019.

O Programa - O Programa “Gira Mundo – Estudante visa proporcionar aos alunos matriculados na segunda série do Ensino Médio a vivência em outros países, no sentido de oportunizar o desenvolvimento linguístico e a interação com novas culturas e métodos de ensino. Ao regressarem, tornam-se multiplicadores do Programa Gira Mundo em suas regiões e desenvolvem ações voltadas ao aprimoramento da educação no estado da Paraíba. O objetivo é motivar os alunos da Rede Pública Estadual de Educação na busca de melhor formação e desempenho na escola.

Os estudantes, durante sua estada em outros países, residem em casa de famílias nativas e cursam um semestre letivo em escolas de nível médio. Os aprovados recebem bolsa auxílio. As passagens, emissão de passaporte e visto, moradia, alimentação, transporte e seguro saúde para intercambistas, em um período de cinco meses (um semestre letivo) bem como todos os serviços supracitados, são de responsabilidades da empresa de intercâmbio licitada.

Em 2016 foram ofertadas 50 vagas para Canadá, em 2017 foram oferecidas 100 vagas: 50 para o Canadá, 25 para Espanha e 25 para Portugal. Em 2018 foram 200 vagas: 100 para o Canadá, 50 para a Espanha, 25 para Portugal e 25 para Argentina.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.