Sousa/PB -
Evento

Programa Gira Mundo realiza II Mostra de Experiências Internacionais

O evento envolveu 70 estudantes intercambistas concluintes do 3º ano do Ensino Médio com exposição dos projetos atividades

Da Redação Repórter PB

13/12/2018 às 18:34

Tamanho da fonte

A Secretaria de Estado da Educação realizou nesta quinta-feira (13) a II Mostra de Experiências Internacionais do programa Gira Mundo. O evento é a culminância de projetos e atividades desenvolvidas pelos estudantes da Rede Estadual de Educação das 14 Gerências Regionais ao regressarem da Espanha, Canadá e Portugal pelo programa Gira Mundo 2017. As apresentações aconteceram no auditório da Escola Cidadã Integral Pastor João Pereira Gomes Filho, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.

O evento envolveu 70 estudantes intercambistas concluintes do 3º ano do Ensino Médio com exposição dos projetos atividades. O secretário de Educação, Aléssio Trindade, lançou o edital, que tem como objetivo a produção do livro que vai apresentar as experiências de alunos e professores do Programa Gira Mundo.

Segundo o coordenador do Gira Mundo, Tulhio Serrano, “esse é um momento em que vemos os resultados de todo investimento do Governo na educação pública da Paraíba, mostrando a todos que estamos utilizando a ferramenta principal de transformação na sociedade, que é a educação. Esse é o nosso foco”, ressaltou.

A estudante da Escola Estadual Liceu Paraibano, Isabelly Samara Simão, retornou da Espanha no início deste ano e realizou o projeto ‘A importância do espanhol na rede pública’, que apresentou no evento. O projeto teve como objetivo ajudar alunos da rede pública a viajar, conhecer novas culturas e prepará-los para países de língua espanhola. Trinta alunos do Liceu tiveram aula extra de espanhol três vezes por semana ministradas por uma equipe de estudantes intercambistas, e cinco desses alunos conseguiram ingressar no programa Gira Mundo para a Espanha.

“Fiquei muito feliz com os resultados do meu projeto, por fazer parte do ingresso deles para a Espanha. Foi maravilhoso fazer parte da realização do sonho dos meus colegas, uma experiência incrível. Sempre estudei em escola particular, quando mudei para a escola pública, me surpreendi com o ensino e as oportunidades que aproveitei”, disse Isabelly.

Salomão Lourentino é aluno da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisca de Sá Cavalcante, na cidade de Paulista, sertão paraibano. A atividade desenvolvida por ele na escola e apresentada na Mostra buscou fomentar nos estudantes o interesse pela diversidade linguística e pela interculturalidade. “O objetivo do meu projeto foi além de conhecer a língua espanhola, conhecer as diversidades no território da Espanha. Tive uma oportunidade única, em que pude conhecer uma nova cultura ”, falou.

O aluno da Escola Estadual de Ensino fundamental e Médio Severino Félix de Brito, em Itapororoca, Wilfrid Albuquerque, realizou o intercâmbio no Canadá e desenvolveu o projeto ‘English Language Improment Project’ com o intuito de ajudar os alunos que tinham dificuldades na língua inglesa. “Ir para o Canadá foi uma das melhores oportunidades que aconteceram na minha vida, pois, além de melhorar no inglês, conheci novas culturas, costumes e hoje tenho uma mente mais aberta para o mundo. Isso é muito importante para mim. Ver que meu projeto trouxe resultados positivos é gratificante”, comemorou.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.