Sousa/PB -
Cajazeiras

Professor da Rede Estadual é bicampeão no Prêmio Nacional de Educação Fiscal

A escola estadual foi a única do Norte-Nordeste a chegar na etapa nacional do Prêmio Nacional de Educação Fiscal da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite)

Da Redação Repórter PB

29/11/2018 às 17:51

Imagem Divulgação

Divulgação ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Moisés Coelho, da cidade de Cajazeiras, Sertão da Paraíba, ganhou nessa quarta-feira (28) o primeiro lugar no "Oscar de Cidadania Fiscal" 2018. A escola estadual foi a única do Norte-Nordeste a chegar na etapa nacional do Prêmio Nacional de Educação Fiscal da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite). A solenidade aconteceu na Embaixada da Espanha, em Brasília.

Esta é a segunda vez que o professor José Ribamar Bringel Filho participa e ganha o prêmio. Nesta edição ele venceu com o projeto “Educação Fiscal - Uma jogada de cidadania”, que mostra a importância da conscientização dos estudantes sobre a função socioeconômica do tributo com vistas a despertar a consciência do cidadão para acompanhar a aplicação dos recursos públicos.Como premiação a escola vai receber R$ 10 mil. Em 2017 o professor venceu o mesmo prêmio com o projeto Educação Fiscal ‘Sua nota vale conhecimento’ desenvolvido na Escola Cidadã Integral Técnica de Cajazeiras Professora Nicéa Claudino Pinheiro.

Ribamar pretende aplicar o projeto em 2019 para os novos alunos. “É uma grande satisfação para todos que fazemos parte da comunidade escolar vencer o prêmio nacional da educação fiscal, pois essa indicação mostra que estamos oferecendo educação pública de qualidade e com princípios práticos para nossos estudantes. Saber que estamos levando conhecimento para futuros cidadãos é nosso grande prêmio de 2018. Nossa meta para 2019 será a replicabilidade de nosso projeto para os nossos alunos novatos e para o ensino médio que está sendo implantado em nossa escola”, falou.

Segundo o professor, a interação de toda comunidade escolar fez a diferença para que o projeto apresentasse resultados positivos. Todos contribuíram para a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica da Paraíba (IDEPB) de 2018, a premiação da Associação dos Auditores Fiscais do Estado da Paraíba (Afrafep), a premiação Afrafep em nível estadual e agora o primeiro lugar nacional na categoria escola no Prêmio Nacional de Educação Fiscal.

O projeto foi trabalhado com o intuito de melhoria de aprendizado dos alunos na escola em todas as disciplinas de forma lúdica. Os alunos produziram cartazes, cordéis, fizeram passeatas relacionados ao tema "Educação Financeira", elaborando textos que incentivaram a prática de solicitar o documento fiscal, dessa forma, foi possível trazer a comunidade para dentro da escola.

O prêmio "Oscar" da cidadania fiscal valoriza anualmente as melhores práticas de educação fiscal que atuam sobre a importância social dos tributos e sua correta aplicação em benefício da coletividade. A premiação tem como objetivo homenagear as instituições, escolas e jornalistas responsáveis por criar e transformar ideias em projetos inovadores. A Escola foi vencedora da etapa estadual, o prêmio estadual da Associação dos Auditores Fiscais do Estado da Paraíba (Afrafep) e assim concorreu ao prêmio nacional.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.