Sousa/PB -
Evento

Projeto de alunas da ECI Padre Hildon Bandeira será apresentado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

O evento aconteceu de 10 a 14 de setembro no Hall da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e foi promovido pelo Departamento de Biologia Molecular da instituição

Da Redação Repórter PB

19/09/2018 às 17:33

Tamanho da fonte

As alunas Bruna Cezar e Kayllane Dantas, da segunda série do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Padre Hildon Bandeira, de João Pessoa, participaram, juntamente com a professora de Biologia Juliana Pereira da Silva, da sexta edição da “Talento Científico Jovem”, feira com apresentação de trabalhos científicos, orientados por professores das diferentes áreas do conhecimento e desenvolvidos por alunos matriculados em Instituições de Ensino (IE) Públicas ou Privadas da Paraíba.

O evento aconteceu de 10 a 14 de setembro no Hall da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e foi promovido pelo Departamento de Biologia Molecular da instituição.

“Escolhi o tema junto com as minhas alunas e dei a ideia de abordar na feira a Biotecnologia, pois o mercado da agropecuária vem crescendo na manipulação dos transgênicos e muitos consumidores não sabem da procedência dos produtos, nem tampouco dos estudos que estão sendo feitos sobre e da possibilidade desses produtos causarem algum tipo de doença”, explicou a professora Juliana Bandeira da Silva.

A equipe apresentou o projeto "Agro-Transgenico" e obteve o segundo lugar na categoria Ensino Médio, conquistando a vaga para representar a Paraíba na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em São Paulo, que acontecerá no mês de março do próximo ano.

O projeto desenvolvido tem como objetivo informar a população sobre a tendência do crescimento dos alimentos transgênicos. “Muitos desses alimentos não veem com a descrição no rótulo devido a sua porcentagem, muitas vezes inferior a 1%. Também queremos alertar sobre os possíveis danos ou doenças que este produto pode causar”, completou a professora.

O projeto propôs promover uma pesquisa nos principais supermercados do município de João Pessoa/PB, a fim de coletar dados sobre o perfil dos consumidores, utilizando como metodologia a pesquisa exploratória e qualitativa. “Os resultados deste projeto foram alcançados no sentido de informar aos consumidores o tipo de alimentos que eles estão consumindo e que os alimentos transgênicos promovem desconfiança por estarem relacionados ao surgimento crescente de algumas doenças”, finalizou Juliana.

Febrace - A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos. A Febrace assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.

Desde 2003, a Febrace tem descoberto novos talentos e gerado oportunidades. Sua história é composta por alunos, professores, pais e escolas que juntos mostram à sociedade brasileira que aprendem a aprender, que podem querer e que podem fazer.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.