Sousa/PB -
Auto de Natal

Orquestra Infantil da Paraíba apresenta Concerto Natalino no Espaço Cultural

O poeta Jairo Cézar disse que a Orquestra Infantil da Paraíba é um equipamento singular de propagação e acesso à arte.

Da Redação Repórter PB

10/12/2025 às 08:45

Ads 970x250
Imagem Orquestra Infantil da Paraíba

Orquestra Infantil da Paraíba ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A Orquestra Infantil da Paraíba vai celebrar as festas de fim de ano no Concerto de Natal, neste domingo (14), executando músicas de compositores paraibanos. Com regência do maestro Marcelo Vasconcelos, a apresentação especial começa às 16h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa. A entrada é gratuita.

Os jovens instrumentistas vão executar “Auto de Natal”, música de Marcelo Vasconcelos com letra de Jairo Cézar, que contém seis movimentos: Abertura, ⁠Anunciação, ⁠A Viagem, ⁠Nascimento, ⁠Pastores e ⁠Os Reis Magos. Em seguida, o clima natalino continua com “Um Conto de Natal”, com cinco atos, composta por Tom Drummond.

“O Auto de Natal é a celebração do Natal divino, construída pela comunhão entre música e poesia”, explicou o maestro Marcelo Vasconcelos. “Com música de minha autoria e texto do professor Jairo Cézar, a obra apresenta momentos, cenários e significados ligados ao nascimento de Cristo, explorados por meio de diversos recortes estilísticos da história da música, de forma a conceber a amplitude do discurso musical, a intensidade expressiva do idioma em poesia e o profundo significado da mensagem natalina, de esperança, comunhão e salvação”, destacou.

O poeta Jairo Cézar disse que a Orquestra Infantil da Paraíba é um equipamento singular de propagação e acesso à arte. “Um dos únicos no país dessa natureza, ligado à infância e preocupado com a formação do sujeito artista de uma forma ampla. Um verdadeiro patrimônio cultural do nosso Estado. Uma política pública do Governo da Paraíba, que alimenta a cena musical paraibana e é um espaço de passagem para boa parte dos musicistas da nossa terra”, celebrou.

“Participar da criação de um Auto de Natal para Orquestra, tendo como parceiro um profissional do naipe do maestro Marcelo Vasconcelos, é motivo não só de satisfação, mas de honra. O casamento entre texto e música foi habilmente construído por ele, que conseguiu captar todas as nuances que coloquei nos versos. O resultado será um concerto singelo e cheio de significados. Estou certo de que o público vai gostar muito”, finalizou Jairo.

O compositor Tom Drummond explicou que “Conto de Natal” é um espetáculo inédito, que vai ter sua estreia com a Orquestra Infantil da Paraíba. “Baseado na obra homônima de Charles Dickens, a música busca recriar cenas, diálogos e personagens dessa história atemporal através das possibilidades sonoras da orquestra infantil. A obra, para orquestra sinfônica e narradora, dividida em cinco atos, busca explorar os sons da orquestra para apresentar ao público personagens icônicos como o Senhor Scrooge, Timmy, Fred e os três espíritos natalinos, reforçando a importância do Natal e de seus valores para todos nós”, ressaltou.

A Orquestra Infantil da Paraíba foi fundada pela professora Izabel Burity e coordenada pela maestrina Norma Romano, de 1986 a 2014. Atualmente tem o maestro Marcelo Vasconcelos como regente e o maestro Gustavo de Paco de Gea como professor auxiliar dos sopros, que seguem o legado deixado por Norma Romano, divulgando um repertório sinfônico universal e enfatizando a interpretação da música brasileira, em especial da nordestina.

Ao longo dos anos, tem realizado apresentações no Brasil e no exterior, se destacando principalmente na interpretação do seu repertório de peças eruditas. A Orquestra Infantil da Paraíba é um dos poucos grupos infantis do gênero na América Latina. É um bem cultural que faz parte da Orquestra Sinfônica da Paraíba e visa a formação cultural e social da criança e do adolescente por meio da prática instrumental. A seleção de novos instrumentistas mirins é realizada anualmente através de audições.

Marcelo Vasconcelos – É bacharel em violino pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e atuou como músico em diversas orquestras e grupos de câmera, em palcos do Brasil e do exterior.

Foi premiado com a Medalha Augusto dos Anjos, ao lado do escritor Ariano Suassuna, pela melhor trilha sonora original no I Festival Cine Cultura Viva. Como camerista, gravou CD e DVD junto ao grupo de música Armorial. Atuou como spalla, assistente e chefe de naipe em orquestras como a Orquestra de Câmara de João Pessoa, Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa e Orquestra Sinfônica da UFPB.

Atualmente é músico violinista da Orquestra Sinfônica da UFPB, professor regente da Orquestra Infantil da Paraíba e professor da classe de violino da Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN). Desde 2020, como camerista, toca constantemente em diversas formações, com destaque para o Fórmula Duo, com a pianista Luciana Noda.

Tom Drummond – Cantor, compositor e violoncelista, Tom Drummond desenvolve seu trabalho transitando entre o popular e o erudito. Iniciou seus estudos no conservatório Alberto Nepomuceno, sob a tutela da professora Elvira Drummond, passando por vários instrumentos como flauta, piano e violão.

Em sua carreira na música popular, possui seis álbuns gravados e foi premiado em vários festivais, como no 1º Festival de Música da Paraíba (2º lugar); 4º Festival de Música da Paraíba (3º lugar), Festival de Música da Assembleia (2º lugar) e no Festival de Música da Rádio Universitária FM, no Ceará (1º lugar). Também foi premiado no VII Festival Internacional Ibermúsicas, além de ter trabalhado com expoentes da música popular brasileira como Nilo Romero, Sacha Amback, Marcos Suzano e Jacques Morelembaum, em sua trajetória composicional.

Tem dois bacharelados, em composição e em violoncelo, uma pós-graduação em Práticas Interpretativas do Século XX e XXI pela UFRN, e é mestre em composição pela UFPB. Atualmente é violoncelista da OSUFPB e atua como professor na Orquestra Infantil da Paraíba. Também é coordenador e idealizador do projeto “OSUFPB para Crianças”.

Jairo Cézar – É professor, poeta e escritor. Letrólogo pela UFPB, Especialista em Educação pela UEPB e Especialista em Metodologia de Ensino de Literatura pela Uniasselvi.

Autor de Escritos no Ônibus (2010, Prêmio Novos Escritos - Funjope), Rapunzel e Outros Poemas da Infância (2012), Prêmio Nacional Canon de Poesia (2011), Prêmio Contos Mínimos S/A (2013), Augusto dos Anjos em Quadrinhos (2014), João Pessoa em Quadrinhos (2015), O Peso das Gotas (2016, Prêmio José Américo de Almeida de Literatura - Funesc), Zé da Luz em Quadrinhos (2017), Câmara Cascudo em Quadrinhos (2017), Carlos Roberto de Oliveira em Quadrinhos (2017), O Menino que Roubava Gaiolas (2018).

Outras premiações: 3º Lugar no Festival Poesia Encenada do Sesc Paraíba (2014); 2º Lugar no Concurso Nacional de Poesia Augusto dos Anjos – MG (2014) e Troféu Aldeia Sesc 2016 (Mérito Cultural).

Serviço

Concerto de Natal da Orquestra Infantil da Paraíba

Regente: Marcelo Vasconcelos

Dia: 14 de dezembro (domingo)

Hora: 16h

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural

Ingresso: Gratuito

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.