Sousa/PB -
caminhos do frio

Solânea se despede da Rota Cultural Caminhos do Frio e Serraria se prepara para sediá-la

A emoção tomou conta do teatro em uma belíssima apresentação do hino de Solânea cantado por artistas locais que portavam

Da Redação Repórter PB

01/08/2022 às 08:14

Imagem A noite contou com apresentações artísticas como a banda filarmônica “26 de novembro”

A noite contou com apresentações artísticas como a banda filarmônica “26 de novembro” ‧ Foto: divulgação

Tamanho da fonte

A Rota Cultural Caminhos do Frio que iniciou dia 4 de julho, já passou por 4 cidades e ainda será recebida por mais cinco. Solânea sediou o evento nessa semana, com a temática “Memorial de fé, arte e cultura”, trazendo as características marcantes de sua identidade para serem conhecidas e reconhecidas – não apenas pelos turistas, bem como por todos os solanenses.

O Teatro Municipal Jacob Soares Pereira foi o palco da solenidade de abertura na última segunda-feira (25). O público presente lotou os assentos para prestigiar a Capital da Serra paraibana em seu momento de retorno a um evento tão próprio do Brejo.

A noite contou com apresentações artísticas como a banda filarmônica “26 de novembro” – considerada patrimônio cultural imaterial da cidade em seus mais de 30 anos de existência, tocando verdadeiramente o nordeste em cada canção.

A emoção tomou conta do teatro em uma belíssima apresentação do hino de Solânea cantado por artistas locais que portavam as bandeiras das nove cidades participantes do Caminhos do Frio. Uma demonstração simbólica da união de todos os municípios pela região, que coopera em conjunto – desde autoridades a moradores – para evidenciar a cultura local por meio da arte, da gastronomia, de pontos turísticos importantes e de suas respectivas histórias.

Na semana, as ações formativas foram destacadas na programação, levando aprendizado e conhecimento aos participantes mediante cultura popular, artesanato e palestras. Participou de uma dessas ações o Presidente do Fórum Sustentável de Turismo do Brejo Paraibano, Jaime Souza, dialogando sobre “Turismo de Solânea: fortalecendo as instâncias de turismo da cidade”, na tarde do dia 29 na Câmara Municipal Casa.
Entre as atrações musicais das noites na cidade, muitos artistas paraibanos subiram ao palco da praça 26 de novembro. O cantor mais aguardado da programação foi o também sanfoneiro cearense Waldonys, cantando as músicas que o acompanham pelos palcos em seus anos de estrada. O público cantou junto os maiores sucessos, encerrando assim, a programação de shows em Solânea.

Partindo para a quinta cidade do roteiro, a Rota Cultural Caminhos do Frio chega nesta segunda-feira (1) na mais conhecida como princesa do Brejo. A cidade de Serraria também é característica pela produção de rapadura e cachaça e promete trazer suas raízes culturais para os visitantes do evento. A secretária de Turismo e Cultura, Chaline Carvalho, contou o que se pode esperar da noite de abertura em Serraria. “A solenidade de abertura vai acontecer no Salão Nobre da Prefeitura com um tributo a Pinto do Acordeon. Depois teremos um show com artista local, forró pé de serra, gastronomia e um engenho funcionando em praça pública fabricando rapadura e caldo-de-cana ao vivo”, disse.

Chaline Carvalho também ressaltou pontos fortes e o que fazer na cidade durante a semana de programação preparada para a Rota Cultural. “Serraria é pequena por natureza, mas tem um ‘coração’ imenso para receber a todos, então venha à Serraria e aqui, você vai conhecer muitos engenhos, gastronomia deliciosa, forró pé de serra, povo acolhedor, uma cidade centenária e de clima maravilhoso. Venham curtir o clima frio da Serra conosco”, finalizou com um convite especial para quem ama a cultura do Brejo.

A solenidade de abertura da Rota Cultural Caminhos do Frio em Serraria ocorrerá no Salão Nobre da Prefeitura em 1 de agosto a partir das 19h.

Acompanhe a programação completa de Serraria e das demais cidades no site https://brejoparaibano.com.br/caminhos-do-frio/.

Próximas data do Caminhos do Frio:

Serraria – 1 a 7 de agosto

Alagoa Nova – 8 a 14 de agosto

Remígio – 15 a 21 de agosto

Bananeiras – 22 a 28 de agosto

Alagoa Grande – 29 de agosto a 4 de setembro

Fonte: Nadine Costa

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.