turismo

Feira de Artesanato Rainha da Borborema é aberta em Campina Grande

A Primeira Feira de Artesanato Rainha da Borborema, que tem como tema "Feita de Nós", em referência à autenticidade dos produtos, coloca diversas tipologias

Com o apoio do Governo do Estado, por meio do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), artesãos que integram o Fórum de Artesanato Rainha da Borborema (Foarb) começaram, nessa segunda-feira (14), a vender seus produtos em duas lojas no Shopping Partage, em Campina Grande. A parceria segue até o dia 14 de julho, beneficiando 30 artesãos da cidade  e da região.


A Primeira Feira de Artesanato Rainha da Borborema, que tem como tema "Feita de Nós", em referência à autenticidade dos produtos, coloca diversas  tipologias à disposição de turistas e dos paraibanos, com o melhor do artesanato produzido na região da Borborema.


A gestora do Programa do Artesanato Paraibano, Marielza Rodriguez, destacou a importância da iniciativa. “O Governo do Estado, que não tem medido esforços para ajudar os artesãos neste momento tão difícil que o mundo inteiro atravessa, não poderia ficar de fora dessa iniciativa, pois acreditamos que parceria é a maior estratégia”, disse, lembrando a parceria com o Sebrae para a realização do Salão do Artesanato virtual.


O presidente do Fórum Estadual de Artesanato do Estado da Paraíba (Feart-PB), a quem o Fórum de Artesanato Rainha da Borborema é vinculado, Francisco Ribeiro - conhecido como mestre Chico Ribeiro, que trabalha há mais de 30 anos com brinquedos populares  - foi enfático ao descrever a parceria. “Essa ação consiste em possibilitar, apesar do sofrimento trazido pela pandemia, vendas, comercialização dos produtos dos nossos artesãos, gerando renda para cerca de 30 profissionais entre homens e mulheres. Esses artesãos não são apenas de Campina Grande, mas de Esperança, Pocinhos e Alagoa Grande, entre outros municípios”, reforçou.


Já a gerente de marketing do Shopping Partage, Simone Ponce, disse que a grande expectativa é colocar à disposição dos clientes produtos que representam a riqueza do Estado. “Esta parceria proporcionará aos nossos clientes a facilidade de encontrar, em um único lugar, o que há de melhor do nosso artesanato raiz  em um ambiente seguro e climatizado. É uma parceria que nos alegra muito e que esperamos ter a partir de agora, em todos os anos, virando calendário das nossas atividades”, ressaltou.


A presidente do Foarb, Vânia Braga, que é artesã e faz bonecas de pano, se diz animada com a oportunidade. “Num momento extremamente difícil para todos, estamos tentando aumentar nossas vendas e melhorar a situação dos nossos companheiros e companheiras, tanto de Campina Grande quanto de municípios vizinhos”, comentou, agradecendo o apoio do Governo do Estado em toda logística e na decoração do ambiente. “Cada produto desse carrega muito de nossa história, de nossa cultura”, acrescentou Vânia.


Repórter PB

Destaques