Sousa/PB -
Artistas

Bailarino paraibano Arthur Marques participa do Painel Funesc sobre dança

Este painel faz parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril, data instituída desde 1982 pelo Comitê Internacional da Dança

Da Redação Repórter PB

26/04/2021 às 10:12

Tamanho da fonte

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta terça-feira (27), a partir das 19h, mais uma edição do ‘Painel Funesc’, com o tema "Dança e contemporaneidade: O contemporâneo da dança é atual? Ideias contemporâneas em danças não atuais", que terá como convidado o bailarino e professor Arthur Marques. A conversa será com o jornalista Jãmarrí Nogueira, com transmissão ao vivo via YouTube (youtube.com/funescpbgov).

 

Este painel faz parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril, data instituída desde 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO (CID), em homenagem ao nascimento de Jean-Georges Noverre (1727 - 1810), dançarino, coreógrafo e professor francês, que se destacou na história da dança com a publicação de um conjunto de cartas intituladas "Letters sur la Danse", obra teórica e revolucionária do balé da sua época, importante referência para a dança pós-moderna.  

 

A conversa desta terça tem como propósito trazer argumentos para a pergunta “o contemporâneo da dança é o atual?”, já que esta é motivada por uma noção repetida na mídia de que “dança contemporânea” é aquela que se faz no presente. Como consequência, a expressão parece abarcar todas as danças que se fazem na atualidade.

 

O convidado Arthur Marques é professor adjunto do Departamento de Artes Cênicas da UFPB e vice coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROF-ARTES) da UFPB. É doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, mestre e especialista em Dança pelo PPGDança - UFBA. Ainda é licenciado em Dança pela Faculdade Angel Vianna, do Rio de Janeiro, atuando como bailarino no eixo Rio-SP, em companhias de dança, televisão, cinema e teatro musical.  Escreveu o livro “Dança Contemporânea: Comunicação sem Objeto”, lançado pela Editora Gramma (RJ), em 2018.

 

O ‘Painel Funesc’ estreou no dia 14 de julho de 2020 e, desde então, já foram realizados diversos encontros virtuais semanalmente. A proposta do projeto é levar ao público discussões sobre diferentes linguagens artísticas, além de assuntos relacionados à produção cultural e à cena paraibana. Os encontros acontecem sempre às terças-feiras.  

 

Serviço: 

 

Painel Funesc

Terça feira – 27/04/2021 - às 19h 

Tema: "Dança e contemporaneidade: O contemporâneo da dança é atual? Ideias contemporâneas em danças não atuais"

Convidado: Arthur Marques (bailarino, coreógrafo e professor)

Mediador: Jãmarrí Nogueira (jornalista)

Transmissão: YouTube (youtube.com/funescpbgov)

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.