Apresentação

Programa De Repente na Rede homenageia Helânio Moreira, do Rio Grande do Norte

Aos 13 anos, Helânio Moreira descobriu, ouvindo o programa “Poesia, Verso e Viola” com o seu pai, que não apenas gostava muito de escutar cantorias, mas que também tinha habilidade para compor.

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (7), mais um programa da série De Repente na Rede, versão alternativa do projeto De Repente no Espaço. Em seu novo formato, em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube. A apresentação é de Iponax Vila Nova, que nesta edição faz uma homenagem ao jovem repentista Helânio Moreira (RN). 


Aos 13 anos, Helânio Moreira descobriu, ouvindo o programa “Poesia, Verso e Viola” com o seu pai, que não apenas gostava muito de escutar cantorias, mas que também tinha habilidade para compor. Desde então, começou delinear suas rimas e alimentou o sonho de ser repentista. Atualmente, vive em Serra de São Bento, no Rio Grande do Norte, e integra a nova geração do repente, destacando-se como uma das estrelas dentre os mais jovens nessa arte.

Já participou de mais de cem festivais, incluindo o Festival da Nova Geração do Repente (Fenoger), em Campina Grande (PB), evento organizado pelo Clube do Repente e que busca incentivar os cantadores que vem despontando na cena, apresentando-os ao grande público.  

Desde julho de 2015, a Funesc realiza o projeto De Repente no Espaço mensalmente, sempre na primeira quarta-feira de cada mês, sem interrupção. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto, que, além conduzir as cantorias, realiza oficina de declamação e versos pelo Estado. 

Devido à pandemia da Covid-19, o projeto presencial foi temporariamente suspenso; no entanto, em seu lugar, foi criado o ‘De Repente na Rede’, no qual a cada semana é homenageado um repentista nordestino. 

Iponax Vila Nova nasceu na cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, um dos maiores repentistas da atualidade. Iponax cresceu com a poesia no seu dia-a-dia e, ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. É um verdadeiro ativista da cultura matuta e grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias. 

Serviço 

De Repente na Rede 

Quarta-feira, 07/04/2021, às 19h 

Homenageado: Helânio Moreira (RN) 

Apresentação: Iponax Vila Nova 

TV Funesc: www.youtube.com/funescpbgov

Repórter PB

Destaques