Sousa/PB -
Cantor Sertanejo

Programa De Repente na Rede faz homenagem ao poeta Moacir Laurentino

Devido à pandemia da Covid-19, veio a necessidade de isolamento domiciliar e o projeto teve que ser temporariamente suspenso

Da Redação Repórter PB

07/09/2020 às 14:04

Tamanho da fonte

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (9), mais um programa da série "De Repente na Rede", uma versão alternativa do projeto "De Repente no Espaço". Em seu novo formato, em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube (https://www.youtube.com/funescpbgov). A apresentação é de Iponax Vila Nova, que na próxima edição faz uma homenagem ao poeta paraibano Moacir Laurentino.

Desde julho de 2015, a Funesc vinha realizando o projeto De Repente no Espaço mensalmente, sempre na primeira quarta-feira de cada mês, sem interrupção. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto, que, além de conduzir as cantorias, realiza oficina de declamação e versos pelo Estado, dentro do projeto.

Devido à pandemia da Covid-19, veio a necessidade de isolamento domiciliar e o projeto teve que ser temporariamente suspenso. Para suprir parcialmente essa ausência, foi criado o "De Repente na Rede". Em seu novo formato, Iponax Vila Nova cita um poeta repentista a cada semana.

Moacir Laurentino - Nasceu no dia 13 fevereiro 1945 em Paulista (PB). Incentivado pelo pai que cantava e fazia poesias, tendo mesmo livros de cordel, com nove anos, Moacir Já cantava repentes. Com 17 anos, mudou-se para Mossoró (RN), onde apresentou o programa de “Retalhos do Nordeste”. De 1970 a 1974 manteve o programa de rádio “Viola e Violeiros”, em Limoeiro (CE). Em 1976, chegou a Campina Grande (PB), onde vive até hoje. A partir de 1975 formou dupla com Sebastião da Silva – uma parceria que durou 31 anos.

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

Serviço
De Repente na Rede
quarta-feira, 09/09, 19h
Homenageado: Moacir Laurentino
Apresentação: Iponax Vila Nova
TV Funesc youtube.com/funescpbgov

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.