No Instagram

Cearte faz Sarau virtual com poeta Aline Cardoso nesta terça

O sarau é promovido pelo Núcleo de Atenção e Estudo da Palavra, do Cearte, ligado à área de Literatura, e tem como objetivo disseminar o estudo e a leitura.

O Centro Estadual de Arte (Cearte) faz nesta terça-feira (19), às 17h, Sarau Poético com Aline Cardoso. Devido à pandemia do novo coronavírus, o sarau será feito por meio de live no Instagram da instituição (ceartepb). O sarau é promovido pelo Núcleo de Atenção e Estudo da Palavra, do Cearte, ligado à área de Literatura, e tem como objetivo disseminar o estudo e a leitura.

O Sarau será realizado no endereço https://www.instagram.com/ceartepb/ mediado pelo professor Jairo César e será aberto a participações. Entre alunos e professores do Cearte foram disponibilizados 20 poemas de autoria da convidada para declamação. Todavia, caso alguém deseje declamar algo de sua autoria, também é permitido. Para se inscrever, basta dizer o nome e o poema que vai ser lido no decorrer do Sarau.

Esta é a segunda live do Sarau Poético, desde a suspensão das aulas presenciais. A primeira foi realizada no dia 9 de abril, com a poeta Jennifer Trajano, e contou com cerca de 304 participantes.

O encontro acontece periodicamente no Cearte sempre com um escritor paraibano e visa estimular o uso da palavra através da leitura, além de ser um instrumento para auxiliar os alunos a exercitarem a interpretação dentro das linguagens artísticas oferecidas pela escola. Com o evento, o Cearte pretende projetar a poesia para as novas gerações e estimular o surgimento de talentos.

Sobre a autora

A poeta Aline Cardoso é natural de João Pessoa, e se apresenta como “mãe, mulher negra, doula e bruxa em tempo integral”. Licenciada em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, Aline Cardoso é especialista em língua, linguagem e literatura pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa (Cintep). Também mestra em Análise do Discurso pelo programa de Pós-graduação em Linguística (Proling/UFPB).

A poeta fundou a Editora Triluna em 2019, com o intuito de facilitar a própria publicação e a de outras mulheres, em especial, mulheres negras. Selecionada para integrar as antologias: "Novíssima poesia paraibana", organizada por Amador Ribeiro Neto, a ser publicada no ano corrente, e “Antologia de Escritoras Negras”, organizada por Jarid Arraes, ainda sem previsão de publicação.

Possui um artigo sobre Poesia no Ensino Médio, publicado na Anayde - Revista de cultura feminista. Participou como palestrante convidada do encontro "Poetas Paraibanas" promovido pelo Projeto de extensão "Rodas de leitura: Mulheres na Literatura.", na Universidade Federal da Paraíba - Campus IV.

Aline Cardoso é autora de “A proporção áurea do caos” (Escaleras, 2019) e “Harpia” (Triluna, 2020). É organizadora do Sarau Selváticas, com foco na literatura escrita por mulheres, desde 2017; Fundadora do Sagaz Zine – zine coletivo feminista, desde 2018, onde publica trabalhos com colagens sobre questões sociais atreladas à poética visual. Hoje, trabalha na escrita do terceiro livro, “Garimpo de Silêncios”, nesse projeto em fase de lapidação, reunirá além do livro de poemas, um álbum musical digital, com beats experimentais e poesias declamadas.

Serviço:
Sarau Poético com Aline Cardoso

Dia: 19/05
Hora: 17h
Local: https://www.instagram.com/ceartepb/
Mediação: Jairo César
Realização: Centro Estadual de Arte
Promoção: Núcleo de Atenção e Estudo da Palavra

Repórter PB

Destaques