Sousa/PB -
João Pessoa

Projeto De Repente no Espaço tem Valdir Teles e Evaldo Filho no Espaço Cultural

A entrada é gratuita. A apresentação é de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento.

Da Redação Repórter PB

02/03/2020 às 09:52

Tamanho da fonte

A primeira edição do projeto De Repente no Espaço após o período de Carnaval será na próxima quarta-feira (4), na Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa. A entrada é gratuita. A apresentação é de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento.

A partir das 19h, estarão no palco armado no Mezanino 2 (ao lado da entrada do teatro Paulo Pontes), os repentistas Valdir Teles e Evaldo Filho. Mestres na arte do improviso e nas violadas, os repentistas brincam com as palavras e transformam fatos do cotidiano em versos rimados.

Valdir Teles - O artista Valdir Teles é consagrado na poesia popular nordestina. Nascido no Cariri paraibano, mas criado no Sertão pernambucano, iniciou trajetória em 1979, em Patos (PB). Cantou com Louro Branco, Geraldo Amâncio e Zé Viola, nomes reconhecidos da cena do repente. Acumula mais de 500 troféus, uma turnê pela Europa e outra pelo Norte do Brasil até a Bolívia.

Evaldo Filho – Herdou do pai a paixão pela arte do repente. Cleyson Silva ou Evaldo Filho, como é mais conhecido que acompanha o seu pai nas cantorias, formando dupla com ele. Faz parte da nova geração do repente.

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia-a-dia. A poesia e a viola de Ivanildo estavam em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular.

Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para todo país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

Sobre o projeto – O “De Repente no Espaço” é um evento mensal da Funesc lançado em julho de 2015 e faz parte das ações de ocupação do Espaço Cultural. Os encontros acontecem na primeira quarta-feira do mês. A cada nova edição, o público conta com diferentes atrações da Paraíba e de outros Estados da região. Em janeiro e julho de 2016 foram realizados o 1º e 2º “Desafio De Repente”, com várias duplas de repentistas da Paraíba e de outros Estados. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto.

Serviço:
De Repente no Espaço, com Valdir Teles (PE) e Evaldo Filho (PB)
Apresentação: Iponax Vila Nova
Data: 04/03, às 19h
Local: Mezanino 2 do Espaço Cultural José Lins do Rego
Acesso: gratuito

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.