Usina Seu Jackson

Em comemoração ao centenário de Jackson do Pandeiro, Usina Cultural Energisa lança projeto com atrações musicais e oficinas gratuitas

A Usina estará em festa para que o público possa viver o legado do artista e o melhor da cultura popular nordestina.

No dia 31 de agosto (sábado), data do centenário de Jackson do Pandeiro, a Usina Cultural Energisa vai lançar o projeto “Usina do Seu Jackson”, um evento que contará com palestra sobre a obra do artista, feira de cordel e xilogravura, comidas regionais, oficina de pandeiro, aulão de forró e shows gratuitos para celebrar a memória do “Rei do Ritmo”.

A programação da “Usina do Seu Jackson” começa a partir das 15h com a palestra “Jackson do Pandeiro: Uma História Cantada”, do ativista cultural Jocelino Tomaz. Na ocasião, também haverá o lançamento da nova edição e distribuição do livro Jackson do Pandeiro em Quadrinhos, da coleção Primeira Leitura. A HQ narra a trajetória de vida de Jackson de Alagoa Grande até o Rio de Janeiro.

A Usina estará em festa para que o público possa viver o legado do artista e o melhor da cultura popular nordestina. Os interessados em fazer as oficinas, que são gratuitas, devem fazer as inscrições no local do evento.

Jackson do Pandeiro, nome artístico de José Gomes Filho, nasceu em 31 de agosto de 1919 em Alagoa Grande, no brejo paraibano. O artista, que também tinha gosto pela zabumba, começou sua carreira na feira livre de Campina Grande, tendo o pandeiro como seu companheiro inseparável.

O Rei do Ritmo foi cantor e compositor de forró e samba e tem na sua obra grandes sucessos como “Sebastiana”, ao lado de Rosil Cavalcante; “Forró em Limoeiro”, com Edgar Ferreira; “O Canto da Ema”, “Chiclete com Banana”, entre outros. Sua trajetória musical foi de grande importância para a popularização das canções nordestinas.

Jackson caiu no gosto da crítica e em 1950 tinha projeção nacional. O artista tinha muita facilidade em cantar diversos gêneros e também atuou em filmes e trabalhou na Rádio Nacional. O pandeirista é considerado um dos maiores ritmistas da história da MPB. Ele faleceu em 10 de junho de 1982.

Confira a programação completa do projeto “Usina do Seu Jackson”:

PROGRAMAÇÃO

· Na pracinha da Usina, a partir das 15h - Feirinha de Cordel, xilogravura, comidas regionais e exposição do acervo do pesquisador Jocelino Tomaz.


NA SALA VLADIMIR

· Às 15h - palestra sobre a vida e obra do Rei do Ritmo - “Jackson do Pandeiro: Uma História Cantada”– Palestrante Jocelino Tomaz – e distribuição dos Livros do Primeira Leitura Jackson do Pandeiro em HQ;

· A partir das 16h - Oficina de pandeiro com o Professor Eli Porto – inscrições gratuitas no local;

· Às 17h30 – Aulão de forró com os professores Samir Gomes e Sílvia Egito – inscrições gratuitas no local;

. Às 19h30 – Espetáculo em áudio visual Jackson do Pandeiro 100 anos com o pesquisador e Veejay Flávio Metralha – entrada gratuita;

· Às 20h – Show com o grupo Soh Jackson – entrada gratuita.

NO CAFÉ DA USINA

· 22h – Show com o grupo Fulô Mimosa e Convidadas Especial Jackson do Pandeiro.

Repórter PB

Destaques