
09/12/2025 às 20:08
O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, unidade da rede estadual de saúde localizada em Coremas, atendeu 261 pessoas nos serviços de Urgência e Emergência e Ambulatório Médico durante o feriado prolongado de Nossa Senhora da Conceição. Os atendimentos ocorreram entre a sexta-feira (5) e a meia-noite da segunda-feira (8).
Durante o período, oito pacientes precisaram ser internados para observação e cuidados posteriores, em decorrência de quadros como hiperglicemia, infecção do trato urinário e crise de ansiedade. Do total de atendimentos, 54 ocorreram na sexta-feira (5), 69 no sábado (6), 62 no domingo (7) e 76 na segunda-feira (8).
Entre os principais motivos da procura pelos serviços de saúde estiveram queixas de dores, com 56 registros, seguidas por sintomas de síndrome gripal (19 casos) e cefaleia (16). O hospital atendeu ainda pacientes com crise de ansiedade (15), amigdalite (13), diarreia (10), reação alérgica (7), além de ferimentos por objeto perfurocortante (3) e um caso de agressão física, entre outras ocorrências.
A diretora-geral da unidade, Josielma Oliveira, avaliou como positivo o desempenho da equipe durante o plantão do feriado prolongado. “Mesmo com a demanda elevada, típica do período de feriados, os serviços funcionaram dentro da normalidade e sem intercorrências significativas. A integração entre os setores foi um dos fatores que contribuíram para esse bom resultado. As equipes de pronto atendimento, enfermagem, apoio e emergência atuaram de forma coordenada, garantindo agilidade e segurança nos cuidados prestados, tanto na urgência quanto nos ambulatórios”, destacou.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera