Sousa/PB -
cultura

Caravana Interatos encerra temporada 2022 com oficina e espetáculo de dança em Cajazeiras

Toda a programação é gratuita e tem como palco o Teatro Íracles Pires, unidade cultural da Funesc no município

Da Redação Repórter PB

05/07/2022 às 10:18

Imagem Atualmente, a Cia possui 12 bailarinos que estão constantemente em exercício e formação continuada

Atualmente, a Cia possui 12 bailarinos que estão constantemente em exercício e formação continuada ‧ Foto: divulgação

Tamanho da fonte

A Caravana Interatos encerra a temporada de 2022 com atividades de dança em Cajazeiras, no Sertão paraibano. Nesta quinta-feira (7) e sexta-feira (8), das 8h às 12h, acontece a oficina Dança do Maculelê, ministrada por Guerreira Virgínia Passos. No domingo (10), às 20h, a Cia. Marcelo Fiuza apresenta o espetáculo ‘Oríara: O Segredo das Folhas’.
 
Toda a programação é gratuita e tem como palco o Teatro Íracles Pires, unidade cultural da Funesc no município.
 
Os artistas participantes foram selecionados por meio de edital. Desde a abertura, que aconteceu no dia 14 de abril, a Caravana Interatos passou pelas cidades de Pedras de Fogo, Duas Estradas, Solânea, São Mamede, Monte Horebe, Poço Dantas, Serra Grande, Esperança, Ouro Velho, Monteiro e Baía da Traição.
 
Oficina Dança do Maculelê - Guerreira (Virgínia Passos) é professora de Capoeira e Maculelê há 25 anos, licenciada em Educação Física, e está à frente do Grupo Capoeira Luanda e do Grupo Cultural Baque Virado da Borborema. Guerreira também recebeu Moção de Reconhecimento pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) pelo seu trabalho social desenvolvido na capoeira pelo território paraibano, participou também do Seminário Nacional Mulher e Cultura, realizado em 2014 pela fundação Pedro Calmon e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, em parceria com o Ministério da Cultura e o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
 
Nesta oficina, Guerreira irá compartilhar fundamentos do Maculelê, manifestação tradicional afro-indígena brasileira originada na Bahia. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na secretaria do teatro ICA até quarta-feira (6).
 
Espetáculo ‘Oríara: O Segredo das Folhas’ - "Oríara", palavra de origem Yorubá, que é formada pela junção de Orí = Cabeça + Ara = Corpo. O espetáculo traz os arquétipos da mitologia africana através dos movimentos coreográficos apresentados no espetáculo, traz a cabeça como centro do corpo, aquilo que guia e provoca sensações diferentes, trazendo as ações de Flutuar, Pontuar, Colher, Pilar, Deslizar, ações essas que através de estudos nas teorias de Laban, em conjunto com arquétipos dos orixás, é desenvolvido uma pesquisa de movimento que dão origem ao segredo das folhas.
 
A Cia. de Dança Marcelo Fiuza nasceu em 2007 do projeto Façarte, na cidade de Cajazeiras-PB. A Cia vem desenvolvendo trabalhos de pesquisa em dança em diferentes linguagens, dentre elas dança contemporânea, jazz e danças populares através da coordenação e direção do bailarino Marcelo Fiuza, formado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia - Salvador-BA (2017), projeto Escola Aberta pelo Ballet Cultural Corppus - Salvador-BA (2007) e no Balé Folclórico da Bahia - Salvador-BA (2007). Possui 13 espetáculos que percorrem o estado paraibano e estados vizinhos ao longo dos anos, em especial Oríara - O segredo das Folhas (2018) e Varais de Saudade (2018).
 
Atualmente, a Cia possui 12 bailarinos que estão constantemente em exercício e formação continuada.
 
 
Caravana Interatos – Dança
Cajazeiras
 
07/07 e 08/07 (quinta-feira e sexta-feira)
Oficina: Dança do Maculelê
Ministrante: Guerreira Virgínia Passos
Local: Teatro ICA (Irácles Brocos Pires) Cajazeiras - PB;
Horário: 8 às 12h
Público-alvo: Livre
Inscrições: Secretaria do Teatro ICA (Íracles Brocos Pires).
 
10/07, domingo, às 20h
Espetáculo: "Oríara: O segredo das Folhas", com Cia. Marcelo Fiuza
Local: Teatro ICA (Irácles Brocos Pires) Cajazeiras - PB;
Classificação indicativa: Livre
 
 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.