Sousa/PB -
luto

Deputado Jeová Campos lamenta morte do amigo e companheiro de lutas e ideais Severino Dantas

A passagem de Severino Dantas para o plano espiritual, segundo o parlamentar paraibano, deixa os amigos, familiares e o povo

Da Redação Repórter PB

27/05/2022 às 17:39

Imagem O Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores da Paraíba emitiu uma nota de pesar

O Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores da Paraíba emitiu uma nota de pesar ‧ Foto: divulgação

Tamanho da fonte

‘Sonha e serás livre de espírito... luta e serás livre na vida’. “Essa frase do grande Che Guevara se encaixa perfeitamente no legado do amigo, companheiro de lutas e ideais, ex-vereador, Severino Dantas, que partiu nesta manhã de sexta-feira. Severino sonhou e lutou e nos deixa um legado que nos orgulha, uma vida dedicada às causas populares, tendo sido um dos nomes mais importantes do campo progressista e do Partido dos Trabalhadores não só em Cajazeiras e na Paraíba, mas em todo o Brasil”, disse o deputado estadual, Jeová Campos.

A passagem de Severino Dantas para o plano espiritual, segundo o parlamentar paraibano, deixa os amigos, familiares e o povo, que ele tanto defendeu, órfãos de um cidadão gigante. “Ele foi um revolucionário aguerrido, um homem que defendeu o ideal socialista, que lutou por uma sociedade mais justa e solidária, que viveu para servir às causa humanitárias e que nunca, e em nenhuma circunstância, abdicou de suas convicções ideológicas”, lembrou Jeová.

“Fundador do Partido dos Trabalhadores, em nível nacional, Severino foi perseguido pela ditadura do regime militar, viveu na clandestinidade, exilando-se na Argentina e Uruguai, retornou ao Brasil, quando da redemocratização do país, tornando-se uma personalidade singular e, por que não dizer, imprescindível à reconstrução da esperança e dignidade do povo brasileiro”, reiterou Jeová, dedicando a brava e fiel companheira dele, Ana, aos filhos, netos, amigos e tantos outros companheiros e companheiras, sua reverência e sentimentos de amor e admiração.

 “Severino sempre foi guerreiro e nem mesmo uma cadeira de rodas limitou seus passos e lutas. Do início de sua honrada caminhada em São João do Rio do Peixe até seus dias finais na Paraíba, passando pelo exílio, ele sempre foi gigante e deixa um legado que permanecerá como referência para as novas gerações de brasileiros que sonham e lutam por dias melhores e por justiça social em nosso país. Viva a luta dos trabalhadores e trabalhadoras. Viva Severino Dantas, presente hoje e sempre”, finalizou Jeová.


NOTA DE PESAR

O Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores da Paraíba emitiu uma nota de pesar que segue na íntegra:

“É com muita tristeza e profundo pesar que a Direção Estadual do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, recebe no dia de hoje a notícia do falecimento de nosso grande companheiro, amigo e fundador do PT em nosso Estado Severino Dantas. Dirigente partidário e ex-vereador da cidade de Cajazeiras por quatro legislaturas, nosso querido companheiro tinha uma história de lutas e dedicação às causas sociais e do povo brasileiro.

Em Matéria do blog “Coisas de Cajazeiras” assim o definiu: “Bravo comunista egresso do Partido Operário Revolucionário Trotskista (PORT), seção brasileira da Quarta Internacional Socialista Posadista (PORT-P), fundado em 1955, onde o mesmo realizou intenso trabalho para o aliciamento e recrutamento de estudantes, camponeses e outras classes, em Antenor Navarro (atual São João do Rio do Peixe), Campina Grande e João Pessoa, na Paraíba.” Em 1962 Severino Dantas mudou-se para João Pessoa e começou uma articulação no movimento estudantil com companheiros do Partido Operário Revolucionário (Trotskista) no ano de 1963. Com o golpe militar de 1964 passou a viver na clandestinidade, continuando a organização das lutas estudantis e camponesas em nosso Estado. Já em 1965 mudou-se para Fortaleza onde organizou a Secção Brasileira da Quarta Internacional, passando logo depois a viver em São Paulo, pois havia sido descoberto pelo regime militar naquele período na capital do Ceará.

Em janeiro de 1966, Severino Dantas deixou a cidade de São Paulo com destino a Porto Alegre (RS) e de lá para Montevidéu, capital do Uruguai e em
seguida, de barco, foi para a Argentina, onde, após viver clandestinamente alguns anos, recebeu do governo argentino autorização de permanência
naquele país. No começo dos anos de 1980 foi fundador do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, onde ocupou vários cargos de direção e também tendo sido candidato a Deputado Federal em 1986. Severino Dantas é um marco na história do PT no Brasil e na Paraíba. Seu legado, sua luta e sua história permanecem como referência maior para as novas gerações de homens e mulheres que sonham e lutam por dias melhores e por justiça social em nosso país. Viva a luta dos trabalhadores e trabalhadoras!

Severino Dantas, presente hoje e sempre!


Direção Estadual do PT da Paraíba.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.