Sousa/PB -
sanfoneiro

Famoso sanfoneiro Paraibano, com mais de 50 LP,s lançados morre de suspeita de Dengue Hemorrágica em Cajazeiras

José Salete Leite, conhecido como Zé Paraíba, conhecido pelo Sanfoneiro “Zé Paraíba”, faleceu neste sábado (22), no Hospital Regional de Cajazeiras

Da Redação Repórter PB

22/06/2019 às 15:32

Imagem Divulgação

Divulgação ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

José Salete Leite, conhecido como Zé Paraíba, conhecido pelo Sanfoneiro “Zé Paraíba”, faleceu neste sábado (22), no Hospital Regional de Cajazeiras suspeita de Dengue Hemorrágica.


“Zé Paraíba” estava morando no Sul do País, porém ao adoecer veio para casa de parentes no Município de Cajazeiras para se tratar, acabou falecendo as vésperas do São João, época em que ele mais gostava nos tempos áureos de sua carreira artística pelo Brasil.


A família não revelou ainda programação do sepultamento.


Um pouco de sua História

“Aqui foi onde tudo começou… a vida e a história de um sanfoneiro, conhecido hoje em todo País. José Salete Leite, conhecido como Zé Paraíba. Nascido em São José de Piranhas, no sertão da Paraíba. Filho de José Leite de Oliveira e Gessina Leite de Oliveira.


Zé Paraíba, que no ano de 1952, aos treze anos de idade, entrou para a vida musical, em tudo incentivado por seu pai, Zé Leite, que tocava seu ‘oito baixos’ há quarenta anos pelo sertão da Paraíba. … Portanto o menino Zé Paraíba acompanhava seu pai, tocando seu pandeiro e, nos intervalos, Zé Paraíba tocava o ‘oito baixos’ do seu pai.”


Em 1957 ganhou uma sanfona de 48 baixos do pai e rumou para São Paulo até que em 1961 conseguiu gravar seu primeiro LP, indicado por Luiz Gonzaga, após um encontro casual enquanto tocava na feira do Brás, em São Paulo – SP.

 

Hoje com 50 anos de muito forró e mais de 5 milhões de cópias vendidas, foi referência do mais autêntico forró.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.