Sousa/PB -
comissão

Senado aprova convite para Gilberto Carvalho esclarecer contratos com ONGs

O objetivo é obter informações detalhadas sobre contratos firmados pela Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (SENAES)

Da Redação Repórter PB

02/07/2025 às 13:32

Imagem o senador Dr. Hiran (Progressistas-RR)

o senador Dr. Hiran (Progressistas-RR) ‧ Foto: Divulgacão

Tamanho da Fonte

A Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC) do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (2), um requerimento do presidente do colegiado, o senador Dr. Hiran (Progressistas-RR) para convidar o secretário nacional de Economia Popular e Solidária, Gilberto Carvalho, a prestar esclarecimentos.

O objetivo é obter informações detalhadas sobre contratos firmados pela Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (SENAES), órgão vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego, com organizações não governamentais (ONGs).

O convite surge em meio às discussões sobre o Acórdão nº 1355/2025, do Tribunal de Contas da União (TCU), que determinou, em 18 de junho, a suspensão de repasses federais destinados à retirada de lixo na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. O contrato celebrado entre a SENAES e uma ONG despertou suspeitas quanto à execução e ao destino dos recursos.

Dr. Hiran defendeu a iniciativa, destacando a importância do papel fiscalizador do Congresso Nacional. “É preciso assegurar a correta aplicação dos recursos públicos, especialmente em áreas sensíveis como a proteção de comunidades indígenas”, afirmou o senador.

Fonte: Tiago Santiago

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.