Sousa/PB -
Retrospectiva

Vigilância Ambiental de Aparecida intensifica ações em 2025 e reforça cuidado com saúde pública e meio ambiente

As iniciativas reafirmam o compromisso da gestão municipal com a qualidade de vida da população e a responsabilidade socioambiental.

Por Redação do Reporterpb

23/12/2025 às 19:29

Ads 970x250
Imagem Vigilância Ambiental de Aparecida intensifica ações em 2025 e reforça cuidado com saúde pública e meio ambiente

Vigilância Ambiental de Aparecida intensifica ações em 2025 e reforça cuidado com saúde pública e meio ambiente ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da Fonte

Ao longo de 2025, a Prefeitura Municipal de Aparecida, por meio do Departamento de Vigilância Ambiental, desenvolveu uma série de ações voltadas à promoção da saúde pública, à prevenção de doenças, ao controle de pragas e endemias e ao bem-estar animal. As iniciativas reafirmam o compromisso da gestão municipal com a qualidade de vida da população e a responsabilidade socioambiental.

No âmbito do controle de zoonoses e cuidado com os animais, foram realizadas 73 castrações de cadelas em situação de rua, contribuindo para o controle populacional e a proteção animal. Além disso, o departamento executou 148 testes rápidos para diagnóstico da Leishmaniose Visceral Canina e promoveu a vacinação antirrábica de 1.531 cães e 572 gatos, totalizando 2.103 animais imunizados. Um cão também recebeu tratamento adequado para Tumor Venéreo Transmissível (TVT).

A Vigilância Ambiental também atuou no monitoramento da qualidade da água distribuída no município, com a coleta de 140 amostras destinadas a análises físicas, químicas e microbiológicas, garantindo mais segurança e saúde para os moradores.

No combate às arboviroses, como Dengue, Zika e Chikungunya, foram visitados 17.950 imóveis em ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. O trabalho incluiu ainda 288 inspeções em pontos estratégicos e a vistoria de 960 imóveis durante a realização de quatro Levantamentos de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa).

Já no enfrentamento à Doença de Chagas, foram visitados 1.259 imóveis e realizadas 42 ações específicas de dedetização para eliminação do inseto transmissor da enfermidade.

O departamento também promoveu 25 ações de controle de pragas em órgãos públicos, assegurando ambientes mais limpos, seguros e saudáveis para servidores e usuários dos serviços municipais.

As atividades desenvolvidas ao longo do ano demonstram o trabalho contínuo da Vigilância Ambiental de Aparecida na prevenção de doenças, na proteção do meio ambiente e no cuidado com os animais, contribuindo diretamente para um município mais saudável e com melhor qualidade de vida para toda a população.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.