Conta de luz permanece sem cobrança extra em novembro
A conta de luz vai continuar sem cobrança extra em novembro. A Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, decidiu manter a bandeira verde pelo segundo mês seguido.

De acordo com a agência reguladora, o aumento de chuvas nas regiões onde ficam os principais reservatórios garantiram a segurança dos níveis. Por isso, o governo não vai acionar as termelétricas, que geram energia mais cara.
A bandeira verde voltou a valer em outubro, após cinco meses de bandeira amarela, que gera um custo extra aos consumidores de R$ 1,88 para cada 100 kWh consumidos. Agora, essa tarifa extra está zerada.
De acordo com relatório da Agência Nacional de Águas, os reservatórios do Sistema Interligado Nacional atingiram média de 65,9% do volume útil em outubro, o segundo maior valor para o mês desde 2015. O nível foi atingido apesar das mudanças climáticas causadas pelo El Niño.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico prevê que as chuvas de novembro devem ficar acima da média nos subsistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Já Norte e Nordeste devem ter chuvas abaixo da média.
1:06Deseja ler o conteúdo completo na íntegra?
Acesse a matéria original diretamente na fonte parceira: Rádio Agência.