Cirurgião Plástico, Dr. Paulo José fala sobre “O Tratamento da Papada”

Tal queixa é bastante frequente e um dos grandes motivos para as pessoas procurarem ajuda de um cirurgião plástico

Chamamos de papada, qualquer coleção de gordura localizada na região anterior do pescoço imediatamente abaixo do mento (queixo). Ela pode vir associada ou não a uma sobra de pele dando um aspecto de um duplo queixo.

Tal queixa é bastante frequente e um dos grandes motivos para as pessoas procurarem ajuda de um cirurgião plástico. Pode estar associada com aumento de peso crporal dando ao pescoço um aspecto bem volumoso e com pouca definição dos contornos mandibulares e mentonianos, o que prejudica bastante a estética cervico-facial como um todo. Além disso, o hipomentonismo (queixo pequeno ou curto) pode estar associado a esta condição, aumentando a insatisfação.

Geralmente é desejo dos clientes apresentar um rosto bem definido com linhas claras e visíveis de demarcação entre a parte do pescoço e o queixo.
O diagnóstico é clinico, mas se o profissional julgar necessário ele poderá pedir algum exame de imagem (USG, RNM) para descartar algumas outras causas de aumento do pescoço.

Como forma de tratamento, tem-se na lipoaspiração a principal e a mais eficaz maneira para se resolver esta situação. Encontramos principalmente duas variáveis:

- Papada em pessoa jovem e sem excesso de pele: provavelmente seja a situação em que o resultado tende a ser melhor

- Papada juntamente com excesso de pele: Comum em pessoas a partir da 4ª ou 5ª década de vida sendo necessária a retirada do excesso de pele para evitar que após a lipoaspiração a flacidez piore.

Há profissionais, principalmente não cirurgiões plásticos, que relatam experiências com a aplicação que enzimas que diminuem a quantidade de gordura na região, porém não utilizamos e nem indicamos esta técnica tendo em vista a sua eficácia duvidosa.

Após a cirurgia recomenda-se uma faixa compressora na área tratada, drenagem linfática e o uso de medicação específica.

Para mais esclarecimentos procure o seu cirurgião

intagram - @drpaulojosealves

Clinica Renaissance : 83 3521 1004 / 83 991388587
88 999995979

Destaques