Sousa/PB -
Saúde

SOUSA - Prefeitura oferece tratamento para portadores de Hanseníase; Coordenadora fala sobre importância da identificação precoce

Procure uma unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Da Redação Repórter PB

07/02/2020 às 07:50

Tamanho da fonte

No município de Sousa, o atendimento a esse tipo de paciente acontece em todas as unidades básicas de saúde e no setor de combate à doença, na Policlínica.

Conforme a secretária de Saúde de Sousa, Amanda Silveira, à Hanseníase, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) disponibiliza atendimento dermatológico para avaliação de pele e diagnóstico de casos de hanseníase em todas as unidades de saúde. Caso a avaliação se confirme, o paciente é encaminhado para tratamento com o médico especialista. “Hanseníase é uma doença infecciosa e se for diagnosticada a tempo, as sequelas podem ser controladas e o paciente terá uma vida normal”, disse.

De acordo com a coordenadora do setor de tratamento da Hanseníase, Francileide Rêgo, se aparecerem manchas avermelhadas ou brancas com alteração de sensibilidade e engrossamento dos nervos e peles, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para o processo de diagnóstico. “Estamos aqui à disposição da população, de segunda a sexta-feira, das 7:00 ao meio dia. Nosso intuito é que a população se atende sobre a identificação precoce”, acrescentou.

CONFIRA MAIS INFORMAÇÕES:

Procure uma unidade de saúde mais próxima de sua residência.

+ A hanseníase tem cura, desde que tratada adequadamente.
+ O tratamento NÃO deve ser abandonado, mesmo com o desaparecimento dos sintomas.
+ Compartilhar talheres, copos, toalhas ou banheiros Não transmite hanseníase. Beijos e abraços também não.

A Hanseníase é uma doença infecciosa que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, orelhas, olhos e nariz. A transmissão se dá por meio de uma pessoa que apresenta a forma infectante e que, estando sem tratamento, a transmite por vias respiratórias (secreções nasais, tosses, espirros). Ela pode causar incapacidades físicas, evitadas com o diagnóstico precoce e o tratamento imediato. A doença tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Salvador, através das unidades de saúde do município.

Os sinais e sintomas mais comuns da doença são manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, em qualquer parte do corpo, com perda da sensibilidade ao toque, dor ou mudança da temperatura (quente ou frio). A pessoa com Hanseníase se queima ou se machuca e não percebe ou nada sente. Além da perda de força muscular, ocorre diminuição do suor e surgem caroços pelo corpo.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.