Sousa/PB -
Exposição

Peças artesanais produzidas por apenados são expostas no hall do Fórum da Comarca de Sousa

O evento teve início no dia 03 e segue até o dia 14 de fevereiro.

Da Redação Repórter PB

07/02/2020 às 19:58

Imagem Divulgação

Divulgação ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

Uma exposição com peças artesanais produzidas por reeducandos da Colônia Penal Agrícola do Sertão tem movimentado o átrio do Fórum da Comarca de Sousa “Dr. José Mariz”. A iniciativa faz parte do projeto “Fórum das Artes”, da Vara de Execução Penal (VEP) da unidade Judiciária, em parceria com a direção do Estabelecimento Penal. O material produzido é composto em miniaturas de casas, igrejas, navios, além de porta-retratos, porta-joias e jarras. O evento teve início no dia 03 e segue até o dia 14 de fevereiro.

A juíza Caroline Silvestrini de Campos Rocha, da 2ª Vara Mista de Sousa, que responde pela VEP, ressaltou que o projeto tem por objetivo a ressocialização e atualmente alcança 132 pessoas. “A intenção é poder remir a pena através do trabalho, estudo e da leitura”, afirmou.

Já o juiz João Lucas Souto Gil Messias, diretor do Fórum de Sousa, salientou a importância na divulgação do trabalho artesanal dos apenados, de forma que pudessem aproveitar o espaço físico do Fórum para expor a sua arte. “Trata-se de uma iniciativa sensível e admirável, que possibilita aos presos uma atividade saudável, intelectualmente estimulante e que, agora, pode ser vista por todos os que frequentam nosso Fórum. Pelo que estamos vendo, a exposição está sendo um verdadeiro sucesso, surpreendendo a todos que têm contato com o artesanato produzido pelos reeducandos”, enfatizou o magistrado.

Segundo Charles Martins de Souza, diretor da Colônia Penal de Sousa, o objetivo é que, com a ajuda da VEP, por meio da exposição divulgar o trabalho confeccionado pelos apenados. “A intenção é que, posteriormente, possamos fazer uma oficina para a produção desses artesanatos e implantar, através desse projeto, mais uma forma de remissão da pena”, pontuou.

A gerente do Fórum, Francineide Nascimento, destacou, ainda, a mudança que o colorido das peças trouxe à rotina dos que frequentam a Comarca de Sousa, além da satisfação do público e dos servidores que prestigiam o evento.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.