Sousa/PB -
daesa

Diretor da DAESA denuncia que CAGEPA não libera a vazão ajustada de água para o Consumo Humano em Sousa; Ouça!

Na exposição do diagrama por parte da AESA, mostrava o número da captação de água na ETA – Estação de Bombeamento de Água na CAGEPA em São Gonçalo, e seu volume de distribuição

Da Redação Repórter PB

05/09/2019 às 20:47

Tamanho da fonte



A Comissão Gestora do Açude Público do Engenheiro Ávidos e São Gonçalo, além da Comissão de Acompanhamento, e Grupo PISG participaram na manhã desta quinta-feira (05), de uma reunião com representantes da ANA, e AESA na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em Sousa.

Nesta reunião, se encontravam: Walace Oliveira, Superintende Regional da CAGEPA, e Inojosa Primeiro Neto, superintendente da DAESA.
Na pauta, vários assuntos relacionados ao Comitê de Bacia, e discussão acerca do abastecimento de água na Cidade Sorriso.



Na exposição do diagrama por parte da AESA, mostrava o número da captação de água na ETA – Estação de Bombeamento de Água na CAGEPA em São Gonçalo, e seu volume de distribuição.

O Diretor do DAESA, Inojosa Segundo Neto, contestou os números, que relataram afirmando que o resultado na prática não era o que a CAGEPA divulgou.



Conforme o diagrama, a captação de água bruta de São Gonçalo para o fornecimento do consumo humano de Sousa é feita por dois conjuntos de bombas de acordo com outorga da ANA com as seguintes características:

Um Moto trabalhando 24 horas com vazão de 450m2/h – o que daria 120 l/s = 13.800m²/dia, enquanto o segundo Moto trabalha 07h com vazão de 428m² l/s = 118 l/s = 13.800m² - água suficiente para abastecer a Cidade de Sousa com 62 mil habitantes. Vale ressaltar que prévia do senso 2020 do IBGE já mostra o Município com mais de 70 mil habitantes.



A reclamação é constante da população em todos os Bairros da Cidade com a falta do precioso líquido. Hoje defeito em dos motores, o bombeamento se encontra apenas com 70% de sua capacidade. Falta água em vários bairros de Sousa.

Inojosa Neto denunciou durante reunião da Comissão nesta quinta-feira (05), que a CAGEPA “mente” ao dizer que está bombeando água de acordo com o diagrama apresentado, e tolhe o direito da DAESA fiscalizar o hidrômetro da vazão.

O Superintendente da CAGEPA negou veemente em público, e confirmou os dados apresentados. Inojosa replicou dizendo que se esteve a evasão correta não estaria com falta de água em vários Bairros da Cidade de Sousa.



Após um bom debate, ficou definido que Inojosa terá acesso o Hidrante para acompanhar a evasão da água que é fornecida para o consumo humano de Sousa, e assim tirar suas dúvidas sobre os questionamentos.

Em compensação, a Comissão da Gestão da Água definiu data para a próxima semana se reunir com o Prefeito Fábio Tyrone para que ele der a contrapartida, comprando medidores de água, e instalar nas residências, assim também minimizar o desperdício de água, outra causa dos problemas reclamados de falta de águas na Cidade de Sousa que continua com seu racionamento.

O Portal REPORTERPB, conversou com Inojosa que fala com propriedade sob o assunto.

Ouça!

 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.